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Como usar o frete promocional nas estratégias de mídia paga da loja virtual?

Por: Lucimara Leandro

Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.

O valor do envio é considerado uma das maiores dores dos clientes que compram online. Por outro lado, o frete promocional é um grande aliado para aumentar as conversões no e-commerce. A boa notícia é que você pode usá-lo nas estratégias de mídia paga da sua loja virtual para potencializar o alcance da sua marca e vender mais. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

O frete promocional é um grande aliado das estratégias de mídia paga da sua loja virtual para aumentar o alcance da sua marca e vender mais.

Como usar o frete promocional nas suas estratégias de mídia paga?

Diversas pesquisas mostram que o valor do frete é uma das principais objeções que de quem compra pela Internet. Nesse sentido, oferecer o frete promocional é uma maneira eficiente de motivar os consumidores a concluírem os pedidos.

Porém, não adianta apenas colocar banners dentro da sua loja virtual anunciando a entrega gratuita ou descontos no envio. Com esse tipo de estratégia, você só vai atingir quem entrar no site. E é aqui que entra o pulo do gato. Ao investir em mídia paga, você consegue alcançar tanto quem já entrou no seu e-commerce quanto pessoas que nunca tiveram nenhum contato com a sua loja.

Por exemplo, se o visitante chegou a colocar um produto no carrinho, mas desistiu de levar a mercadoria devido ao preço do frete, existem maneiras de utilizar a mídia paga para incentivá-lo a voltar e concluir a compra.

Quando você já possui o endereço eletrônico da pessoa, vale apostar no e-mail marketing. A dica é utilizar gatilhos mentais no e-mail e deixar claro que o frete promocional é uma oferta limitada. Por exemplo: “Ei, Maria. Vimos que você deixou alguns produtos no carrinho. Finalize sua compra em até duas horas e ganhe frete grátis”. Dessa forma, você desperta um sentimento de urgência em quem recebeu a mensagem. Afinal, se a pessoa demorar muito para fechar a compra, o benefício da entrega gratuita vai acabar.

Agora, se o visitante não chegou a informar o e-mail ou nunca acessou sua loja, é possível impactá-lo com anúncios pagos em redes sociais, motores de buscas, em sites etc.

Você já pesquisou algum item na Internet e pouco tempo depois começou a visualizar várias ofertas do produto? Certamente, isso faz parte da estratégia de mídia paga de algum vendedor.

Existem ferramentas que rastreiam quando um usuário entra no site e abandona o carrinho. Nesse caso, é legal criar anúncios de frete promocional para atingir esse público que já acessou a loja, mas não finalizou a compra. Mas também é interessante divulgar ofertas de frete para quem não conhece a sua marca e, assim, atrair novos leads que estão em busca de envios mais econômicos.

Para entender melhor sobre o assunto leia o artigo: “om.br/artigos/midia-paga-como-aumentar-as-vendas-do-seu-e-commerce/">Como aumentar as vendas do seu e-commerce com mídia paga”.

Afinal, como garantir frete promocional sem ficar no prejuízo?

Quando falamos em frete promocional, logo vem à cabeça a entrega gratuita, mas existem outras estratégias que podem ser usadas nas ações de tráfego pago, como é o caso do frete fixo.

Dependendo do canal de mídia paga escolhido, você consegue segmentar quem vai receber a oferta. Por exemplo, se a proposta é oferecer frete fixo apenas para mulheres e homens adultos da região metropolitana de Belo Horizonte, basta definir o público e a localização antes de criar a campanha. Lembre-se de que mostrar anúncios para o público certo aumenta as chances de conversão.

Outra opção é garantir descontos progressivos no valor do frete. Inclusive, essa tática ajuda a elevar o ticket médio do seu e-commerce. Você pode criar anúncios estilo “leve duas peças e ganhe 15% OFF no frete”. Assim, quanto mais produtos o cliente comprar, maior é o desconto no preço do envio.

Por fim, para garantir frete promocional sem ficar no prejuízo, trabalhe com parceiros logísticos confiáveis. Você pode fechar contratos diretamente com as transportadoras ou utilizar os serviços de plataformas de intermediação de frete.

A principal vantagem dessas plataformas é que os lojistas têm um leque maior de opções, podendo trabalhar com várias transportadoras ao mesmo tempo, além de ter a liberdade de contratar modalidades de frete (econômico ou expresso) que ofereçam as melhores condições para a clientela. Tudo isso sem precisar fechar contratos pagos ou cumprir regras específicas, como número mínimo de postagens.

Algumas empresas de cotação e geração de etiquetas de frete também possuem serviços e ferramentas gratuitas para otimizar a rotina de quem vende no e-commerce, como: rastreio de encomendas, unidades de coleta (onde é possível deixar pacotes de diferentes transportadoras no mesmo local), calculadora de frete grátis e muito mais.

Agora que você já sabe usar o frete promocional como aliado nas estratégias de mídia paga, é só escolher um parceiro logístico de confiança. Esperamos que as dicas ajudem quem precisa conquistar novos clientes e vender mais.

Leia também: Como usar gatilhos mentais em campanhas de frete promocional