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Fórum E-commerce Brasil traz multidão sedenta por novos negócios e conexões

Por: Fabiana Manfredi

Com mais de 20 anos de experiência, acumula passagens por grandes agências como grupo Denstu e DM9DDB, onde ganhou o Young Media Lions Brazil, em 2009. Trabalhou 7 anos no Twitter como Diretora Comercial responsável por Agências e novos negócios, e também fez parte do Conselho Consultivo Executivo Global para Mulheres. Em sua carreira, destacam-se projetos e estratégias visionárias focadas em longo prazo para marcas globais e locais pertencentes a diferentes segmentos de negócios (como Microsoft, Disney, Itaú, Burberry, Intel, Johnson&Johnson, Bradesco, ABInBev, C&A, Vivo, entre outras). Atualmente é Diretora parte do Conselho Executivo do IAB Brasil e a líder de Mercado Ads no Brasil, unidade de negócios do Mercado Livre dedicada a soluções de publicidade para marcas, agências e vendedores.

Os eventos presenciais voltaram com tudo mesmo. Pude presenciar essa realidade no Fórum E-commerce Brasil, que reuniu cerca de 26 mil pessoas nos dois dias. Mas não foi só pela saudade de encontrar pessoas presencialmente que o Fórum atraiu tantos congressistas: o segmento de e-commerce tem chamado muito a atenção do mercado, e isso se dá em função do boom causado pela pandemia, que tornou o digital um dos meios mais importantes para as transações comerciais.

O segmento de e-commerce tem chamado muito a atenção do mercado, e a realidade mostrada no Fórum E-Commerce Brasil confirmou isso.

Marcas e sua relação com o budget

O evento trouxe diversas marcas já consolidadas e outras que estão construindo seu nome. Posso citar aqui alguns exemplos de estandes criativos e que atraíram centenas de congressistas: Microsoft, Adobe, Ikesaki, MadeiraMadeira, Cadastra, entre outros. Mas acho importante ressaltar que o setor de Retail Media vem ganhando cada vez mais força, destaque e espaço nas discussões… Eu mesma participei de um painel incrível sobre a terceira onda de publicidade digital ao lado da superprofissional Celia Goldstein, General Manager da Amazon Ads.

Acredito que o principal ponto que discutimos em nosso painel foi sobre o que tem atraído tantas marcas a direcionar o budget dentro da mídia de varejo e repensar suas estratégias de negócio. A massividade e a qualidade da audiência são pontos fundamentais, mas fatores como as possibilidades de segmentação, insights como grandes outputs acionáveis, a visão de toda a jornada de compra, com soluções diferenciadas para cada etapa (inclusive unindo as partes on e offline desse caminho), bem como a possibilidade de medir e mudar estratégias são grandes atrativos para os anunciantes. É a grande chance de impactar um público já com a mentalidade de compra. O consumidor está ali, basta atingi-lo, com oportunidades cada vez mais direcionadas.

Três oportunidades para vendedores e terceira onda da publicidade digital

Eu diria que são três as principais oportunidades do e-commerce para os vendedores: dados primários, soluções em toda a jornada de compra e o grande alcance das plataformas. Os dados primários nos ajudam a entender necessidades e comportamentos do usuário. Ter esse consumidor desde o início do conhecimento, consideração até a conversão, possibilitando a entrega de uma mensagem assertiva, é incrível.

Como já citei, vi diversos players de renome no mercado com ações no evento. A terceira onda de publicidade digital atinge essas empresas por meio de duas grandes disrupções que contribuíram para essa quebra de paradigma: crescimento meteórico do comércio eletrônico e realocação de budget em anúncios para formatos digitais, com estratégias de negócio cada vez mais certeiras e com o objetivo de alcançar esses consumidores cada vez mais maduros no universo digital de entretenimento, consumo e compra.

Entender o comportamento da audiência e acompanhar a jornada desde o início são ações muito importantes. E é exatamente isso que as marcas conseguem em um marketplace. Podemos afirmar que, mesmo com o cenário econômico desafiador que o nosso país tem enfrentado, o mercado está aquecido, com negócios fervilhando e um consumidor cada vez mais ativo e pronto para as novidades que já estejam por aí ou a surgir.

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