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Fatores que influenciam a entregabilidade dos e-mails

Segundo dados do estudo “The Global Email Deliverability Benchmark Report, 2H 2011″ apresentado em março de 212 pela ReturnPath, apenas 76,5% dos e-mails comerciais enviados no mundo durante o segundo semestre de 2011 chegaram na caixa de entrada dos consumidores.

Entregar os e-mails na caixa de entrada dos consumidores é a grande preocupação das empresas que utilizam o e-mail como um canal de vendas. Mas o que fazer para melhorar esse índice ? Para ajudá-los a resolver essa questão, vamos analisar alguns fatores que influenciam a entregabilidade dos e-mails:

1. Comportamento

Nos dias atuais, os filtros comportamentais estão entre os principais fatores que influenciam na qualidade da entrega dos e-mails podendo eles ser sub-divididos nas seguintes categorias:

– Conteúdo: A análise de conteúdo feita pelos provedores de e-mail considera a utilização de palavras ofensivas ou que remetem à spam, tais como: “Aproveite”, “Imperdível”, “Compre agora”, a estrutura utilizada na criação do HTML também pode te deixar fora da caixa de entrada, por isso esteja sempre dentro das boas práticas. Outro fator analisado é a taxa média entre a quantidade de texto e imagem utilizada nos e-mails, o que percebemos como forma de resolver essa questão é a criação de footers com informações em texto de sistema.

– Reclamações: Um grande número de reclamações de usuários geram grandes problemas às empresas, pois o provedor de e-mail entende que você não está enviando mensagem relevantes as seus clientes. Para melhorar a taxa de reclamações, revise o seu processo de opt-in, deixe claro à seu usuário o teor da mensagem que ele estará recebendo, a frequência em que ele receberá essas mensagens e sempre busque enviar produtos relevantes à ele.

– Higienização de base: Uma pobre higienização da base, pode te trazer graves consequências. Hoje a maior parte das ferramentas de disparo de e-mail marketing oferecem soluções para a higienização de base, referindo-me à exclusão automática de pessoas que dão opt-out. Porém, além das soluções oferecidas é necessário um trabalho de higienização comportamental que considera deixar de enviar para listas antigas, pessoas que não interagem por exemplo.

– Engajamento: Os provedores de e-mail utilizam métricas de engajamento para determinar o caminho de uma mensagem – caixa de entrada ou caixa de spam – e essas métricas analisam por exemplo se a mensagem foi aberta e deletada logo em seguida ou se foi deletada sem ler e até mesmo a quantidade de mensagens recebidas que foram abertas.

2. Tecnologia

Há diversos fatores tecnológicos que ajudam no processo de autenticação e entregabilidade das mensagens como ter o ip de disparo ou o domínio listado em alguma blacklist, não ter o SPF / Sender ID / DKIM / Domain Keys configurados corretamente no servidor, além de configurações como ip reverso, mx entre outros. Procure estar com essas configurações em dia, caso tenha dúvida sobre o que são elas, a sua solução de disparo de e-mail certamente saberá como te auxiliar.

3. Entenda melhor os filtros utilizados

Esses são alguns fatores que irão te ajudar a tem uma melhor entrega, porém eles não são garantia de que todas as suas mensagens chegarão na caixa de entrada. Cada vez mais é notório que a relevância do conteúdo é que determinará o destino da sua mensagem, portanto, busque enviar e-mails relevantes para os consumidores que desejaram receber.

Revise seu processo de opt-in, verifique se está claro para o seu usuário como, quando e o que ele irá receber. Analise o comportamento do seu usuário e crie grupos com comportamentos semelhantes.

Espero receber comentários após algumas semanas, meses talvez dizendo que essas dicas foram úteis e que os resultados melhoraram.