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Experiência do cliente: a importância de diversificar as formas de pagamento

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Após o boom de todo o e-commerce, acelerado pela pandemia que se iniciou em 2020, as oportunidades de vendas também têm crescido cada vez mais. Conforme uma pesquisa feita pela Ebit|Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2021, foi registrado no país um aumento de 26% nas vendas, e as Pequenas e Médias Empresas, faturaram sozinhas R$ 1 bilhão.

Considerando isso, no artigo de hoje, vamos explicar a importância de sua empresa dar atenção aos meios de pagamentos oferecidos no momento de compra. Eles são parte importante para garantir uma boa experiência aos clientes.

As formas de pagamento favoritas dos brasileiros

Com essa febre de digitalização das compras pelos brasileiros, as formas de pagamento escolhidas para adquirir um produto também foram alteradas. Para garantir uma boa experiência do cliente, é necessário aderir aos principais critérios no checkout, que são mais agilidade e segurança.

Portanto a sua empresa precisa prestar atenção nisso. Confira alguns números apontados pela a Opinion Box sobre os comportamentos dos clientes:

  • Dinheiro: 78%
  • Cartão de crédito: 67%
  • Cartão de débito 66%
  • Boleto bancário: 59%
  • Parcelamento de compra: 82%
  • Pix: 64%

Como diversificar as formas de pagamento focando no cliente?

Quando você conhece esses números, consegue dar o primeiro passo para criar uma estratégia assertiva para atrair e encantar clientes. Além de que, quando você moderniza sua empresa com tecnologias que possibilitam acompanhar as tendências de pagamento, faz total diferença. Para além de conhecer a jornada de compra, sua empresa precisa identificar a preferência de pagamento do seu cliente e o modo que será entregue.

Proporcionar uma boa experiência ao cliente faz muito sentido com o fato de ouvir e saber entregar e o que ele espera. E os dados não mentem! Em média, 87% dos clientes estão dispostos a pagarem um preço mais elevado apenas para adquirir um produto ou serviço com mais tranquilidade — é o que aponta a pesquisa da PWC.

Ou seja, dedicar seu e-commerce para uma experiência do cliente diferenciada, a começar pela busca do produto até o recebimento em casa, é uma perspectiva que pode proporcionar um lucro ainda maior. Dessa forma, seu negócio será lembrado e recomendado pelos clientes, que, por consequência, irão voltar à sua loja mais vezes.

3 dicas para evitar o abandono do carrinho

O abandono do carrinho é um desafio enfrentado por muitos e-commerces, que apresentam dificuldades para resolvê-lo. No checkout acontece (por muitas vezes) esse problema, onde o cliente pode ficar inseguro ao passar seus dados. Quando isso acontece, como resultado, o e-commerce se depara com compras não realizadas. Por isso separei algumas dicas especiais para te ajudar nesta questão.

Opções de parcelamento

Como vimos nos dados anteriores, o parcelamento é uma prática bastante exercida pelos brasileiros. É aquela cultura de ter agora o que só pode pagar depois. De fato isso pode gerar ótimas oportunidades para o e-commerce, com a ressalva da necessidade de ser bem administrado.

É comum que as plataformas de pagamento ofereçam antecipação de recebíveis e taxas competitivas para sua loja não deixar de vender por falta da opção de parcelamento. Contudo, o mais adequado é deixar o cliente decidir como quer pagar pelo item e oferecer benefícios em caso de escolha do pagamento à vista.

Flexibilidade de pagamentos

Considerando que os clientes têm seus próprios conceitos e se atentam bastante no momento de fornecer seus dados na página de cobrança, seu e-commerce deve estar preparado para diversificar formas de pagamento nessas situações.

Oferecer descontos em pagamentos à vista e facilitar parcelamentos são alguns aspectos que podem ser elementares no momento de finalizar a compra. Uma tecnologia de checkout que proporcione cada um desses fatores pode passar a impressão de ser custosa e complicada de gerenciar e implementar. Mas, isso é um equívoco!

Hoje podemos contar com infraestruturas completas, acompanhadas de recursos de automação que transformam o fluxo de cobrança e recebimento em algo prático de ser feito. Então, ainda que a estrutura de pagamento seja mais complexa, gerenciar pode ser muito simples e sem burocracia.

Checkout transparente e inteligente

Se um cliente chegar no momento de preencher os dados para finalizar a compra e encontrar uma tela desorganizada — necessitando preencher dezenas de informações ou até mesmo com o redirecionamento para uma página fora do domínio da sua marca —, ele tem motivos de sobra para desistir da compra.

Por isso é importante se atentar ao tipo de experiência de checkout que sua plataforma de pagamentos oferece para seu e-commerce. Observe como esse procedimento funciona no seu site e aplique as mudanças necessárias. Assim, você verá um bom crescimento de conversões com clientes satisfeitos a cada compra apenas por utilizar o checkout transparente e inteligente.

Considerando tudo que trouxe neste conteúdo, ainda está em tempo de garantir uma experiência de compra única como as formas de pagamento favoritas do seu público. Estar preparado para realizar mais vendas nas datas comemorativas do final de ano é uma grande oportunidade de impulsionar o faturamento do seu e-commerce e conquistar clientes a longo prazo.