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Expansão do e-commerce brasileiro no primeiro trimestre de 2021

Por: Pablo Ribeiro

Fundador e CEO da M3 E-commerce, que está há mais de 7 anos no mercado trazendo soluções em performance digital através da implantação de e-commerces. Responsável pela equipe de vendas e relacionamentos da empresa. Já participou ativamente em mais de 160 projetos de implantações de lojas virtuais. E palestra em diversos eventos relevantes para o mercado de e-commerce, como o VTEX Day e as conferências do E-commerce Brasil.

Não é mistério para ninguém que 2020 foi um ano transformador, que estimulou e acelerou significativamente o crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Com o fechamento das lojas físicas durante um período da pandemia, lojistas e consumidores avistaram o e-commerce como um excelente meio para o consumo, com total segurança e respeitando a necessidade do distanciamento social. Mas, e quanto a 2021, qual é a projeção de expansão? E como o mercado digital se movimentou no primeiro trimestre deste ano? Neste artigo, você poderá conferir dados do mercado que evidenciam este avanço, além de destacar algumas tendências promissoras para 2021.

Projeção de crescimento do e-commerce em 2021

Apesar da economia ainda estar sendo impactada pelos reflexos da pandemia, a E-bit | Nielsen prevê um crescimento de 26% no e-commerce brasileiro em 2021, alcançando um faturamento de R$ 110 bilhões. Ainda de acordo com esta projeção, estima-se um aumento de 16% no número de pedidos e de 9% no valor médio das vendas.

Os maiores impulsionadores desta expansão são o aumento do número de consumidores no ambiente online, o fortalecimento dos marketplaces — que já tiveram participação de 78% no faturamento total do comércio eletrônico no ano passado —, a consolidação dos e-commerces locais e a maturidade logística. Elementos que refletem os avanços e a aceleração do mercado como consequência da pandemia.

Segmentos que mais cresceram no primeiro trimestre de 2021

Segundo a Criteo — empresa de publicidade —, as vendas online de roupas e acessórios obtiveram um crescimento de 23% no primeiro trimestre de 2021. Um grande destaque neste segmento foi a categoria de itens esportivos, que tiveram uma queda significativa no início da pandemia, entretanto, nos primeiros meses deste ano registrou um aumento de 127%.

Outro setor que teve um crescimento considerável foi o de eletrônicos. Para se ter uma ideia, ainda de acordo com a Criteo, a venda de notebooks cresceu em 666% e a de tablets, 492%. Itens relacionados a entretenimento também registraram aumento nas vendas. Houve um crescimento de 412% no número de vendas de videogames e de 248% em relação aos televisores.

O segmento de casa e decoração também obteve expansão nos primeiros meses deste ano. As vendas de cadeiras de escritório cresceram em 142% e as de escrivaninha 125%. Ao passo que os itens de decoração registraram um aumento de 28%, ainda no que tange às vendas on-line.

Tendências do mercado para 2021

Para este ano, podemos citar três tendências que, de fato, vão ganhar força no mercado digital: Voice Commerce, Live Commerce e Realidade Aumentada. O Voice Commerce possibilita que os consumidores pesquisem produtos e façam compras online, através de aplicativos ou assistentes de voz. Enquanto o Live Commerce é uma estratégia que une o streaming ao e-commerce, em que através de uma transmissão ao vivo na loja, os usuários podem saber mais sobre os produtos e fazer compras simultaneamente.

Já a Realidade Aumentada une o mundo físico e o virtual, permitindo que o usuário tenha uma certa interação com o objeto como se ele estivesse no meio físico. Ela necessita de três elementos principais para operar:

  • o objeto real, que pode ser a própria pessoa ou o ambiente em que ela se encontra;
  • uma câmera para captar a imagem;
  • e um software para inserir o objeto virtual na imagem captada.

Esteja preparado

Apesar das projeções do e-commerce no Brasil para 2021 serem bastante otimistas, para a sua loja aproveitar esta onda de crescimento, é fundamental que ela esteja preparada. Se atente à navegabilidade e usabilidade do seu site, tanto no desktop quanto no mobile, e em proporcionar uma experiência de compra fluida e prática em todas as etapas da jornada de compra. E aproveite a consolidação do omnichannel para estar presente em diversos canais de venda — físicos e digitais. Desta forma, o seu negócio se destacará e alcançará faturamentos ainda maiores este ano.