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Estratégia de marketing digital em passo a passo sem gastar dinheiro

Por: Henrique Aren Troitinho

Henrique Troitinho é Profissional certificado pelo Google e a mais de 11 anos atua na área de e-commerce, focado em performance de links patrocinados, SEO, Analytics e Transformação Digital. Participou de projetos como KabuM!, Dpaschoal, Karcher, Santa Lolla, Nespresso, TNG, Vila Romana, Skelt entre muitos outros projetos de sucesso. Bacharel de Sistemas da Informação pela Faculdade Rio Branco, atualmente é o CEO da Score Media Marketing Digital.

O objetivo principal desta série de conteúdos é criar estratégias de marketing digital em passo a passo para impulsionar negócios digitais que estão começando, ou que hoje não possuem muito dinheiro para começar.

Primeiro ponto que precisamos esclarecer: não existe uma receita de bolo para o sucesso do marketing digital. Para algumas pessoas, anunciar seus produtos e serviços em um site de classificados funciona; para outras, não.

Assim, temos que ter sempre a curiosidade de testar todos os canais possíveis para divulgação para termos uma ideia do que faz sentido em nossos negócios. Abaixo, segue um conjunto de estratégias que podem ser realizadas para início nesse mundo de possibilidades.

Passo 1: Criando uma conta na OLX

Você provavelmente já ouviu falar daquela campanha da OLX “Desapega”, que tornou a OLX um dos maiores site de classificados da Internet. O objetivo é ofertar mais de 500 mil produtos e serviços por dia, com cerca de 50 vendas por minuto.

Você consegue acessar o site da OLX por aqui. Ele hoje se parece com isto:

Para começar, clique no botão “Anunciar” e, em seguida, escolha a opção “Cadastre-se” na parte de baixo* do formulário de login.

*Iremos seguir dessa forma para evitar que seu perfil pessoal do Google ou do Facebook seja exposto com fotos pessoais.

Posteriormente, insira um e-mail válido que ainda não está sendo usado na OLX, seguido de um apelido (sugiro o nome da sua empresa) e uma senha com letras, números e caracteres especiais.

Por fim, a OLX solicitará um telefone celular para enviar um SMS para confirmar seus dados.

Passo 2: Criando anúncios

De acordo com a política de anúncios da OLX, existem limites e restrições de anúncios por categoria:

Agora a parte mais importante: a criação de anúncios.

Quando estiver logado na OLX com seu número de telefone confirmado, clique novamente em “Anunciar”, e você será direcionado para a página de criação dos anúncios.

Nessa tela, você poderá inserir o título de seu anúncio e uma descrição de seu produto, assim como escolher em qual categoria da OLX seu produto se enquadra e em qual CEP você se encontra. Um anúncio bem formulado aumenta as visualizações em até 50% segundo o guia de boas práticas da OLX.

Abaixo, um guia de boas práticas para você criar um excelente anúncio para trazer muitas visitas para seus produtos ou serviços:

Especifique no título do seu produto ou serviço sua finalidade

Não anuncie com poucas palavras no título. Quando as pessoas fazem buscas dentro da OLX, a ferramenta leva em grande consideração o conteúdo do título.

Exemplos de títulos de anúncios detalhados:

  • “Mesa em L com Gaveteiro e chave para trancar”
  • “Celular Samsung Galaxy S10 com 32GB”
  • “Encanador com especialidade em vazamentos”
  • “Nicho em MDF branco 60cm larg X 33cm alt X 32cm de profundidade”

Evite colocar seu telefone ou palavras maiúsculas no título e descrição

Esse tipo de anúncio acaba afastando o cliente do produto ou serviço, além de correr grandes chances de o anúncio ser suspenso.

Para dar destaque ao seu anúncio, procure usar (poucos) caracteres especiais no título do anúncio, como:

  • “Cama solteiro baú + colchão de molas e frete grátis. Revestimento em suede”
  • “Blusa Infantil P – Cores Azul, Amarelo e Branca em 6x!”

A riqueza de uma boa descrição está nos detalhes

Evite a preguiça, escreva o máximo que puder sobre seu produto ou serviço. Como ele pode ser utilizado, no seu dia a dia, qual problema ele resolve, quais os detalhes técnicos que podem ajudar a despertar interesse, desejo ou apenas informar o cliente. Isso é importante no marketing digital.

Cada descrição precisa ter, em média, 250-350 palavras.

Condições de pagamento são bem-vindas, além de área de entrega e prazos.

Copiar a descrição de produto do fabricante é o mesmo que deixar a página “em branco”

Quando o Google rastreia os sites, ele passa a ignorar conteúdos duplicados e, na grande maioria dos casos, o próprio fabricante utiliza a mesma descrição que ele lhe envia no seu site, tornando o seu conteúdo duplicado e ignorado.

Sem aparecer nas buscas do Google, você provavelmente perderá uma presença significativa, visitas e vendas. Volte à dica anterior e elabore uma boa descrição de produtos.

Utilize espaçamentos entre as linhas

Assim como este artigo foi escrito, utilize espaços entre as linhas para tornar o conteúdo mais legível e agradável ao usuário. Evite juntar os parágrafos, pois o conteúdo se torna um grande bloco e desestimula a leitura.

Crie um anúncio para cada tipo de serviço/produto

Evite colocar tudo que você faz em apenas um anúncio. Se você trabalha com estética corporal, divida seus anúncios em segmentos, por exemplo:

  • “Cursos de estética corporal online e presencial”
  • “Estética Corporal – Massagem Modeladora em até 6x!”
  • “Criolipólise + Radiofrequência. Tratamento completo”

Fotos atrativas são o primeiro passo para uma venda…

…Pois são o primeiro conteúdo do anúncio que o usuário verá. Portanto, evite colocar textos, telefones e montagens desnecessárias além do seu produto ou serviço.

Tire fotos em ambientes bem iluminados e com uma boa câmera. Procure fundos neutros, que não deixem transparecer que você está tirando fotos com o edredom da sua cama de fundo.

Não coloque R$1 no preço

Se você quer tornar sua oferta interessante, coloque o valor correto para que as pessoas já saibam exatamente o valor, a foto e a descrição, tornando a assertividade dos seus atendimentos via chat muito maior.

Salve a descrição e o título do seu produto em seu computador ou na nuvem

Algum problema de Internet pode ocorrer durante o processo. Portanto, escreva antes em um bloco de notas ou na nuvem antes de inserir no site da OLX.

Após a descrição pronta, temos que selecionar em qual categoria nosso produto pertence. Esse item é bem rápido, bastando apenas clicar em quais das categorias abaixo fazem mais sentido para seu negócio.

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Por fim, escolha se você deseja ocultar ou não seu número de celular. Em seguida, publique o anúncio.

A OLX irá sugerir nesse momento alguns pacotes pagos, e esse é o momento que você decidirá se pagará ou não pelo anúncio inicialmente.

A recomendação é que você inicie sem custo para testar se a descrição de seu produto, preço e fotos geram interesse do público em geral. E, caso tenha retorno positivo, mesmo que pequeno, você passe a impulsionar os anúncios individualmente.

Mais tarde, quando o modelo acima estiver funcionando, a OLX tem um excelente programa de planos profissionais para quem quer levar a coisa a sério e ter limites de publicações muito maiores e efetivos.

Após algumas horas, o anúncio será revisado e publicado.

Passo 3: Manutenção diária dos anúncios

Para este passo, recomendamos que você baixe o aplicativo da OLX, pois com ele todo o processo ficará mais simples.

Quando seu anúncio está publicado, ele fica disponível na guia “Meus anúncios”, onde você consegue ver o número de visitas e pode editá-lo.

Mas a parte mais importante é o menu de “Chat” logo abaixo, pois é com ele que você irá se comunicar com seus potenciais clientes interessados no seu produto ou serviço.

O Chat tem este layout no desktop e tem pequenas alterações no app:

Para continuar impulsionando o marketing digital, a manutenção deve ser realizada em três tópicos basicamente:

  • Monitoramento de preços de possíveis concorrentes na plataforma, alterando e adaptando seus preços.
  • Acessar a guia “meus anúncios” para acompanhar quantas visitas aquele anúncio teve, a fim de verificar se é o momento de pagar ou não para impulsioná-lo.
  • Responder o Chat tirando as dúvidas dos clientes.

Abaixo, seguem algumas boas práticas para você ter uma alta taxa de conversão em seus anúncios.

Responda o chat o mais rápido possível

Na Internet, alguns minutos de espera já são uma eternidade. Portanto, tenha estabelecido um prazo de resposta de no máximo 5-10 minutos do envio da mensagem do seu potencial cliente em horário comercial.

Evite comentários rudes ou desnecessários

A reputação da sua marca está em jogo. Nem sempre você receberá mensagens com negociações agradáveis, como usuários que querem pagar 20% do que vale seu produto ou serviço.

Nesses casos, utilize os botões de resposta automática como “Desculpe, não aceito a oferta” que ficam logo abaixo do chat e siga em frente.

O chat pode começar pelo WhatsApp, pelo app da OLX ou até em uma ligação

Esteja pronto para cada tipo de consumidor, que pode entrar em contato por diferentes canais de atendimento. Para todos eles, tenha um script de atendimento padrão para mostrar que ele será bem atendido seja como preferir falar com sua empresa.

Monitore todos os chats pelo app

Com ele, você poderá responder da forma mais rápida e efetiva de qualquer lugar.

Não deixe a negociação esfriar

Sugira descontos, formas de pagamento, entrega imediata, tudo que possa convencer naquele momento que ele deve aproveitar essa oportunidade. Afinal, isso é fundamental para um marketing digital bem-sucedido.

Passo 4: Cadastre-se em outros sites

Utilizando as mesmas dicas deste artigo, você pode se cadastrar em diversos outros sites de catálogos de produtos, como:

Nos próximo artigo, vamos ensinar sobre como realizar uma estratégia de marketing digital sem custo nas redes sociais.