Projeto mantido por:

Encomenda retornou ao remetente? Veja o que fazer

By Thiago Rocha Soares Tuesday, 21 de June de 2022   Read time: 7 minutes

O que fazer quando a encomenda volta ao remetente? Essa é uma das principais dúvidas que lojistas têm ao se deparar com esse tipo de mensagem no sistema de rastreamento de entrega.

Por isso, é necessário se preparar, não só para evitar perdas financeiras, mas também para que a impossibilidade de entrega não afete a experiência de compra no seu e-commerce.

Pensando em ajudar lojistas de todos os tamanhos, este artigo te deixará por dentro dos principais motivos de um pedido retornar ao remetente, o que fazer para contornar essa situação antes que o produto volte para loja e ainda como proceder caso o item retorne de fato para o seu estoque.

Saiba as razões de uma encomenda retornar ao remetente e o que fazer para contornar essa situação antes que o produto volte para loja.

Por que a encomenda pode retornar para a minha loja?

Em primeiro lugar, vamos entender os motivos que fazem um produto retornar para a sua loja. Esse é um problema comum em operações de venda online, e que é simples de se evitar tomando alguns cuidados durante o processo de endereçamento do pedido.

A causa mais frequente para que isso aconteça é o endereço de entrega com informações incorretas ou faltando. Isso geralmente é ocasionado por problemas no endereçamento no ato da compra.

Outra razão recorrente para que um pedido retorne ao remetente é destinatário ausente em todas as tentativas de entrega. Isso também pode ocorrer por problemas no endereço ou por não ter ninguém para receber o pedido no local informado. É importante perceber que a transportadora responsável sempre realizará novas tentativas de entrega em casos como esse. No entanto, a quantidade muda de empresa para empresa e de acordo com o tipo de serviço contratado.

Mas fique tranquilo. Caso o status da entrega tenha acabado de atualizar para objeto retornando ao remetente ou título semelhante, ainda existe a possibilidade de resolver. Confira como no próximo tópico.

O que fazer caso a rastreio do pedido atualize como “encomenda retornando ao remetente”

Se, ao acompanhar o andamento da entrega, aparecer uma mensagem no sistema de rastreio dizendo que o pacote retornou para o remetente, tenha calma! Em alguns casos, é possível resolver o problema antes que o pacote volte para o seu negócio.

Isso porque, caso a transportadora contratada não consiga realizar a entrega em nenhuma das tentativas presentes no contrato, o pacote ficará por alguns dias no depósito da empresa, aguardando que o remetente forneça mais informações sobre o local da entrega ou que o destinatário (comprador) faça a retirada do pacote pessoalmente no centro de distribuição.

Mas atenção! Os prazos em que o problema pode ser resolvido antes da encomenda voltar para quem enviou mudam um pouco, dependendo da transportadora e da modalidade de frete contratado.

Por isso, é importante sempre entrar em contato com o cliente assim que qualquer problema for identificado durante a entrega. Ou seja, mande uma mensagem (por e-mail ou WhatsApp) informando o que está impedindo a transportadora de realizar a entrega e o que precisa ser feito para que o produto chegue às mãos do comprador.

O que fazer quando a encomenda retorna de fato ao remetente

Ok, o pacote já está em rota de retorno para a sua loja e não foi possível entrar em contato com o cliente antes que isso acontecesse. Em casos como esse, o melhor a se fazer é amenizar os prejuízos financeiros e oferecer um atendimento que deixe consumidores seguros para realizar novas compras no seu e-commerce, mesmo com esse problema eventual.

Cancele o pedido e envie um novo pacote

Se você já confirmou o erro no endereço de entrega e o produto já está retornando para a sua loja, você deve decidir entre:

  • Enviar um novo produto imediatamente para o cliente.
  • Aguardar a devolução do produto para encaminhar um novo.

Na maioria das vezes, a melhor opção é enviar um novo produto antes do retorno do pedido inicial para a sua loja, deixando o cliente mais tranquilo em relação à entrega e à sua loja.

Faça o reembolso para os casos sem solução

No caso de o endereço realmente não existir, de o cliente não poder receber o pacote ou, até mesmo, de ele querer desistir da compra após os problemas com a entrega, a remessa retornará para a sua loja.

Sendo assim, a única coisa a se fazer é o reembolso do valor gasto no pedido ao comprador.

O valor do frete pode ser descontado. Mas, para manter uma boa relação com esse consumidor, é de bom tom realizar o reembolso integral, incluindo valor do frete.

Prontinho, agora você já está preparado para atuar em situações de retorno de pedido em sua loja virtual.

Leia também: Rapidez na entrega de produtos influencia na experiência do cliente

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Leave your comment

0 comments

Comments

Your email address will not be published.

Commenting as Anonymous

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER