Logo E-Commerce Brasil

E-grocery põe o supermercado na era da comunicação personalizada

Por: Fernando Bravo

CEO e Fundador da VipCommerce

Fundador e CEO da VipCommerce, é especialista em e-grocery e no desenvolvimento de tecnologias para o varejo alimentar. Foi supermercadista por mais de 18 anos e vice-presidente de tecnologia da AMIS.

O consumidor já derrubou as barreiras entre o mundo físico e o online. A quantidade de brasileiros que passaram a consumir de forma híbrida é de 60%, segundo pesquisa da All iN e Social Miner. O consumidor quer uma boa experiência de compra onde e quando lhe for mais conveniente.

Outra característica do novo consumidor é que ele não se vê mais como parte de uma massa padronizada, característica que tanto marcou o século passado, mas sim como um indivíduo que busca experiências únicas e customizadas. O e-grocery traz uma oportunidade para o varejo supermercadista oferecer um atendimento personalizado e atender às expectativas do seu cliente.

Pesquisa da consultoria de marketing Epsilon indica que 90% dos consumidores são mais propensos a fazer uma compra quando uma mercearia ou drogaria oferecem experiências personalizadas. E de acordo com SmarterHQ, 72% dos consumidores afirmam que só se envolvem com mensagens de marketing personalizadas de acordo com seus interesses.

Diante desses dados, calcule: qual é o potencial de eficácia hoje dos antigos jornais de promoções ainda tão corriqueiros nos supermercados do Brasil? Agora compare com o potencial de sucesso de uma oferta elaborada conforme o histórico de compras do consumidor e efetivada na hora em que ele está disposto a consumir.

Leia também: Recorrência, uma marca do e-grocery

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Applause tem a resposta: 91% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que são capazes de oferecer recomendações e ofertas relevantes de acordo com seu perfil de consumo.

A comunicação personalizada é uma característica básica de uma boa operação de e-grocery. O varejista precisa contar com ferramentas capazes de lhe proporcionar uma ação de marketing segmentada por perfil. A primeira tarefa é identificar o perfil do cliente quando ele entra no aplicativo, no site ou mesmo na loja física.

O histórico de compras deste cliente indicará qual é a melhor oferta capaz de atender às suas necessidades. O cliente pode ter acessado a loja virtual interessado em comprar um sabão em pó. Mas, uma vez identificado que esse cliente compra regularmente vinhos, uma boa oferta pode despertar o interesse por um produto que não estava na lista original de compras. Ele ainda será receptivo a ofertas complementares, por exemplo, envolvendo um queijo e um chocolate que harmonizem com o vinho.

Se o perfil do consumidor demonstra que ele compra quinzenalmente, por exemplo, fraldas e leite em pó para bebês, e nenhuma compra foi realizada nos últimos 20 dias, significa que o estoque destes produtos em sua casa está baixo ou que esse consumidor está comprando em um concorrente. É hora de uma comunicação, com ofertas calibradas para estimular novas compras.

Para o consumidor, um sistema que otimiza o seu tempo, o lembrando sobre a necessidade de repor seus itens de preferência; possibilita a descoberta de novos produtos, e ainda permite economia com ofertas personalizadas é visto como um benefício que facilita sua jornada de compras.

Para o lojista, representa um maior potencial de conversão de visitas em vendas e maior ticket médio. E o principal; cliente satisfeito com uma oferta condizente com sua demanda volta a comprar.

Uma boa estratégia de comunicação personalizada aliada a uma operação estruturada não são apenas diferenciais, são uma necessidade para o sucesso de suas vendas.