Projeto mantido por:

E-grocery: o jeito certo de fazer entrega de alimentos e bebidas

By Camila Melo Tuesday, 17 de May de 2022   Read time: 6 minutes

Já percebeu como a Internet está tornando possível que tudo ao nosso redor seja feito com apenas alguns cliques e sem precisar sair de casa? Inclusive as compras de supermercado?

Isso significa novas oportunidades de negócio para quem vende pela Internet ou pensa em criar uma loja virtual no nicho de supermercado online.

Mas a venda e a logística de entrega de alimentos e bebidas requerem atenção redobrada!

Aprenda dicas e boas práticas de como organizar do jeito certo a entrega de alimentos e bebidas.

É por isso que se você já atua ou pretende iniciar nessa modalidade de compras, deve ficar alerta em cada detalhe.

Neste artigo, você vai aprender dicas e boas práticas de como organizar do jeito certo a entrega de alimentos e bebidas. Vem comigo!

O crescimento do nicho de alimentos e bebidas

Um dos nichos que mais cresceu no e-commerce nos últimos anos e caiu no gosto dos brasileiros foi o e-grocery (palavra diferente, não é? Já explico o que significa). E a tendência é de que, mesmo no pós-pandemia, algumas mudanças de rotina e preferências, como fazer compras de supermercado, se mantenham.

Parece que o público entendeu que encher a despensa sem enfrentar trânsito, passar horas procurando uma vaga de estacionamento, ou ter que ficar carregando inúmeras sacolas, é muito mais prático.

E-grocery: nicho dedicado ao supermercado online

O termo e-grocery é a união da palavra ‘’grocery’’, que significa mercado, com o prefixo “e-” de eletrônico, ambos vindos do inglês. São os chamados bens de consumo não duráveis, como alimentos e bebidas.

Com a chegada da pandemia, algumas pessoas passaram a ver o supermercado online como uma opção mais segura para comprar mantimentos. Além da proteção, obviamente, a comodidade para repor os produtos da despensa atraiu o interesse do público.

Quem deseja vender alimentos e bebidas deve se preparar para diversas questões, que vão desde o transporte até o armazenamento dos produtos.

Para produtos como roupas e eletrônicos, pode parecer tudo simples, mas como fazer a entrega de alimentos e bebidas?

Cuidados na entrega de alimentos e bebidas

Quando o assunto é e-grocery, os cuidados com a embalagem de alimentos e bebidas devem ser redobrados para evitar avarias durante o transporte e garantir que eles cheguem intactos ao destinatário. Confira dicas práticas de como fazer a entrega alimentos e bebidas do jeito certo:

Conheça os protocolos da transportadora

Antes de enviar alimentos e bebidas para outro estado, consulte as especificações da transportadora escolhida. Ao pesquisar uma transportadora que faça envio de produtos perecíveis, você deve analisar com atenção as recomendações sobre o envio desse tipo de produto.

As transportadoras possuem diferentes regras sobre o envio de objetos – especialmente de alimentos e produtos perecíveis. Pesquise e conheça esses protocolos tanto para garantir a segurança do envio quanto para acionar a transportadora e o seguro em caso de problemas na entrega.

Escolha o tipo certo de embalagem

O maior segredo na entrega de alimentos e bebidas, ou mesmo de outros produtos frágeis, está na embalagem escolhida e na maneira como o objeto é embalado.

Existem diversos tipos de embalagem, e é importante que lojistas conheçam todos eles para avaliar qual melhor comporta os produtos frágeis, de modo a protegê-los.

Uma dica é preencher os espaços com plástico bolha, bolinhas de isopor ou Bio Pack, uma espécie de espuma sustentável e, assim, impedir que os itens se movam.

Ofereça a melhor experiência logística

Sejam alimentos e bebidas ou outras mercadorias, os produtos precisam ser entregues rapidamente a quem compra na sua loja online.

Quem vende pela Internet sabe que os atrasos na entrega e o preço do frete causam muita insatisfação em consumidores, por isso é importante contar com uma entrega rápida. No nicho de e-grocery, a agilidade é um grande diferencial para conquistar e fidelizar clientes.

Tendo em mente as necessidades da pessoa que compra bebidas e alimentos da forma tradicional, você será capaz de se destacar e conquistar ainda mais clientes para o seu e-commerce.

E depois de tudo isso?

Viu como pode ser simples a entrega de alimentos? Seguindo essas dicas e boas práticas, é possível tornar a logística de entrega de alimentos e bebidas do seu e-commerce ainda mais incrível e, de quebra, crescer no nicho de supermercado online!

Leia também: Como funciona um e-commerce para supermercado: principais pontos

 

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Leave your comment

0 comments

Comments

Your email address will not be published.

Commenting as Anonymous

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER