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E-commerce: porque fugir de cliques pagos e focar em conversão

Nesse artigo, irei me referir ao termo clique pago e outros correlatos como sendo aquele em que pagamos individualmente pela visita de um usuário a nossa loja.

Recentemente, tivemos uma experiência terrível com uma empresa que trabalha nos mesmos termos do Gigante Google e não por falta de conhecimento técnico e muito menos inabilidade ou incapacidade da nossa equipe para trabalhar com a ferramenta que nos foi proposta, mas por claro e inevitável movimento de fraude que se instala de maneira perniciosa no segmento de custo por clique. Spiders, no jargão do mercado.

Felizmente reparamos a forte ocorrência com antecedência e o dinheiro gasto foi o da própria bonificação do fornecedor que, ao reconhecer a prática delituosa repôs o valor do crédito concedido. Touchét.

Vira e mexe somos sondados por empresas do setor que propõem realizarmos tentativas de divulgação da nossa loja na base do custo-por-clique em seus sítios eletrônicos com milhões de acessos – como divulgam. Ainda que se tente justificar a inexorável necessidade de se acatar esse tipo de abordagem para sobreviver no segmento de e-commerce, creio piamente que há um melhor caminho a ser seguido se você tiver paciência, muito foco e custos controlados.

É infinitamente preferível estabelecer parcerias francas com ícones do segmento de atuação da sua loja no sentido de adotar pagamento de porcentagens em cima de vendas concretizadas. Assim, concluída uma conversão originada da fonte-parceira, é justo a compensação financeira previamente acertada. Isso sim é o que interpreto como bona fide.

Analisem os dados disponíveis sobre o montante gasto com serviços de custo-por-clique que ficarão espantados como o CTR é pífio perto do valor despendido – um ou outro e-commerce se salva e olhe lá! O pessoal da agência Rock Content divulgou um material fantástico e com ele você analisa o desempenho do seu blog corporativo. m/roi-blog-corporativo?utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=17622959&_hsenc=p2ANqtz-9khliQ_eYPnymBJwJDv2JLaOqYf-4yGMvUSDBooGMrA0CJJSXuOlKLvMSTcvI2SSFbc9IWEcC89OZNzAla126vTP_d3w&_hsmi=17622959">Você pode obtê-lo aqui.

Há algumas semanas, ficamos surpreendidos com os resultados que finalmente começaram a aparecer em termos de buscas orgânicas via blog. Estar presente na primeira página de resultados do Google para termos com custo por clique relativamente salgados – no âmbito de serviços do tipo Google Adwords- não tem preço (no sentido figurado da coisa). Foram anos de conteúdo trabalhado e alterações em nosso e-commerce que, paulatinamente, vêm indicando como todo o esforço valeu a pena. E olha que não somos nenhuma máquina geradora de conteúdo.  

Por isso, apesar de um número elevado de visitas cada vez mais crescente ser importante, nossos esforços no longo prazo sempre estarão direcionados para a conversão e não para o recebimento de centenas de milhares visitas a loja. Ou você acha que é sempre preciso movimentar 800 milhões anuais e lucrar “apenas” 20% disso como grande parte da sua estratégia? Que seria interessante embolsar 20% dos 800 milhões não tenho dúvida, mas aceitando a sua realidade circunstancial, acredite que é possível obter resultados satisfatórios.