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Dia dos Pais: maioria pretende gastar mais de R$ 500 com presente

Por: Rafael Correa

Rafael Correa é especialista em Crescimento de Negócios, Inovação Tecnológica, Execução Estratégica, Pagamentos e Operações em Fintechs, Start-ups, Private Equity e Consultoria. Atualmente, é responsável pela área de BNPL (Buy Now Pay Later) da Provu, empresa pioneira em crediário digital no Brasil.

Uma das datas mais importantes do varejo, o Dia dos Pais, se aproxima com altas expectativas para o comércio. Segundo a CNDL/SPC Brasil, é esperada uma movimentação de cerca de R$20 bilhões em compras para a data. E dados de uma pesquisa realizada pela Provu, fintech de meios de pagamento focada em crediário digital, reforçam as intenções de compra.

Entre os mais de dois mil entrevistados entre os dias 20 e 24 de julho, 81,3% disseram que pretendem presentear na data e, desses, 32% planejam gastar mais de R$ 500, seguidos por 23,2% que devem investir de R$ 100 a R$ 250. Além disso, 22,3% querem gastar de R$ 50 a R$ 100, 16,2% de R$ 350 a R$ 500 e somente 6,2% até R$ 50.

Uma das datas mais importantes do varejo, o Dia dos Pais, se aproxima com altas expectativas para o comércio.

Retomada do consumo

Assim como em pesquisa realizada pela Provu sobre as intenções de compra no Dia dos Namorados, nota-se que, mesmo com alta dos juros e da inflação, o consumo está sendo retomado após mais de dois anos de pandemia, e o setor de varejo segue em trajetória de recuperação, com otimismo dos brasileiros para investirem mais em uma data tão importante na nossa cultura.

Ainda sobre valor do presente, 36,3% dos entrevistados disseram que o valor separado para 2022 é menor do que o que gastaram em anos anteriores, mas a parcela é bastante similar aos que afirmam que o valor é maior (35%). Para 25,3%, a faixa de valor é igual.

Escolha da loja

Quando questionados sobre de quais lojas pretendem comprar o presente de Dia dos Pais, 32% escolheram vestuário, 23,2% eletrônicos e 9,5% cosméticos. Os demais optam por eletrodomésticos (7,1%), relógios (7%), ferramentas (3,3%), cestas de café (2,1%), automóvel (2,2%), livros (1,7%), vinhos (1,7%), viagens (1,7%), móveis (1,6%) e outros (6,8%).

Segundo dados da Neotrust, ao final de 2021, o faturamento do e-commerce foi de R$ 161 bilhões, 26,9% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Com essa aceleração, principalmente pós-pandemia, a pesquisa da Provu mostra que a preferência por lojas online está quase empatada com as tradicionais lojas físicas: 50,6% vão às compras por canais digitais, e o restante deve recorrer a estabelecimentos físicos.

Meio de pagamento

Quando o assunto é meio de pagamento, 33,2% pretendem utilizar cartão de crédito, 24,9% vão optar por boleto parcelado ou crediário digital, 21,7% querem pagar com dinheiro, 10,5% com Pix, 7,9% com cartão de débito e 1,5% com boleto à vista. Ainda sobre esse tema, a modalidade de pagamento escolhida é motivada, principalmente, por facilidade (35,3%), possibilidade de parcelamento (28,2%), praticidade (16,1%), necessidade (16,5%) ou limite (6,8%).

Conclusões

O Dia dos Pais é considerado a quarta data mais importante do comércio varejista brasileiro, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças. E os resultados da pesquisa da Provu mostram que, apesar de o comércio ter sido um dos setores mais afetados na pandemia, a busca do consumidor para presentear nesse momento segue firme, assim como por soluções que facilitem a compra sem pesar no bolso.

Como observamos na pesquisa, iniciativas como crediário digital ou Pix – relativamente novas dentro do mercado de meios de pagamento – já são preferência para uma parcela relevante da população. Então, como seu negócio está adaptado para receber consumidores que não só precisam de formas alternativas de pagamento, mas também de parcelamento quando estão sem limite ou não possuem cartão ou conta em banco?

O ano ainda reserva grandes expectativas para as datas comemorativas e para aquela que é a “menina dos olhos” do varejo, a Black Friday, e já está à espreita. Estar munido com soluções que facilitem o consumo é fundamental para ter sucesso nas vendas, aumentando ticket médio e alcançando novos públicos.

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