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Os desafios do pequeno empreendedor de e-commerce

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Não é novidade alguma que a pandemia deixou sua marca, consolidando mudanças tanto no comportamento das pessoas como das empresas.

Assim sendo, podemos ver mudanças até mesmo na forma de consumo e no uso da internet, fazendo com que empresas de todos os tamanhos precisem rever suas estratégias para não terem que fechar suas portas.

Nunca se esqueça de que o e-commerce é uma experiência de compra baseada na confiança e no bom serviço prestado pela loja virtual.

Nesse sentido, o e-commerce acabou por se destacar, apresentando um crescimento exponencial no Brasil. E quem ainda não resolveu apostar no universo online não só está perdendo para a concorrência, como correndo sérios riscos de não resistir.

E você, tem medo dos desafios de algo novo? O universo online te assusta? Então, estes pensamentos são para você: “A disciplina é a parte mais importante do sucesso”, “Se você quer ter algo que nunca teve, faça algo que nunca fez”.

Frases motivacionais? Mais do que apenas frases motivacionais, elas podem exemplificar muito bem o que é preciso para ter sucesso no e-commerce: disciplina e não ter medo de desafios.

A boa notícia é que no mundo virtual todos têm o mesmo tamanho, o que permite que pequenas empresas consigam brigar de frente com as médias e até as grandes. Tudo vai depender de suas ações de marketing.

Desafios no ambiente digital

Se por um lado apostar no mundo digital pode ser um desafio, por outro, isso significa uma ótima oportunidade para pequenas empresas crescerem.

Mas, claro, existem desafios a serem vencidos, principalmente por quem não tem muita experiência com o universo online. E, entre esses desafios, podemos destacar a construção da marca e a reputação da loja.

Pois é, o mundo virtual exige novos comportamentos, envolve estabelecer um bom relacionamento e ganhar a confiança dos clientes, otimizar o acesso mobile, investir em uma divulgação eficaz, entre outros.

No mais, para conseguir se destacar no universo online, é fundamental que o empreendedor garanta presença em diferentes canais, construa uma boa imagem, e saiba fazer uso da principal ferramenta de marketing de hoje, as redes sociais.

Pensando nas pequenas empresas, e nos seus muitos desafios no universo online, selecionamos alguns pontos importantes para serem considerados.

Atendimento personalizado

Primeiramente, é preciso considerar a instantaneidade do mundo digital, que pode ser um grande desafio para quem trabalha com e-commerce. Qualquer falha ou atraso na comunicação pode gerar uma série de críticas automáticas. Por isso, é fundamental investir em um atendimento personalizado e organizado, não apenas para conquistar mais clientes, como também fidelizá-los.

Para isso, procure estabelecer sempre uma comunicação ágil, direta e eficaz com o seu cliente, mesmo que ainda não tenha a solução para o problema, procurando estar disposto a achar uma saída que atenda às suas necessidades.

Uma boa dica é se colocar no lugar do seu cliente e pensar em como gostaria de ser atendido. Isso certamente ajudará a guiar seu atendimento.

Plataforma responsiva

Não é de hoje que o conceito de site responsivo virou prioridade para o e-commerce, até pela diversidade de dispositivos existentes no mercado atualmente. Por isso, é tão importante investir em um site ou loja virtual responsivo, e que seja fácil de usar, ou seja, ofereça usabilidade ao possível cliente.

Não são poucas as pessoas que se interessam, iniciam uma compra pelo desktop e quando vão finalizá-las pelo celular ou tablet… não conseguem, ou vice-versa.

Seja por ter o aplicativo do banco em um dispositivo específico, ou outro motivo qualquer, hoje as pessoas querem facilidade e, quando não encontram, elas desistem de fazer a compra.

Por isso, para atrair o público, cada vez mais exigente, é preciso considerar todas as possibilidades de dispositivos utilizados para compras e criar a loja em cima de uma plataforma que seja funcional e ofereça boa usabilidade em diversas telas.

Tire proveito das redes sociais

Atualmente, as diferentes plataformas sociais se tornaram ótimas ferramentas empresariais, talvez as mais poderosas, oferecendo desde maior proximidade com o público até a consolidação da marca e a possibilidade de atrair novos clientes.

Por isso, empresas de diferentes tamanhos e setores já sabem tirar bom proveito dessas ferramentas. Assim sendo, se você não quer ficar para trás, aprenda a usá-las a favor de sua empresa.

No espaço democrático das redes sociais, todas as empresas têm as mesmas chances de mostrar seus produtos e serviços. Basta fazer um bom trabalho de marketing, oferecendo não apenas promoções, mas conteúdo relevante, usando o espaço para esclarecer dúvidas e criar um relacionamento com seu público.

Por ser uma importante ferramenta de marketing, é preciso saber lidar com as constantes mudanças, ou seja, não apenas entender como funcionam os algoritmos das redes sociais, mas pesquisar, analisar e entender quais formatos de conteúdo mais chamam a atenção.

Por fim, justamente por se tratar de uma ferramenta tão poderosa, as redes sociais não podem ser subestimadas, é preciso deixá-las a cargo de profissionais que, com baixo custo, mas experiência, vão saber tirar o melhor proveito delas.

Logística

E não tem como falar em e-commerce de qualidade sem que isso não passe pela logística envolvida.

É preciso, antes mesmo de pensar em levar seu negócio para o universo online, organizar suas entregas e antecipar possíveis problemas que possam ocorrer no caminho, como devoluções, trocas de produtos, endereço não encontrado, entre outras adversidades.

A logística, assim como o atendimento, é um dos fatores mais decisivos na hora de fidelizar, ou não, os clientes. Por isso, procure priorizar os seguintes fatores:

1. Agilidade

As pessoas estão cada vez mais exigentes, e nesse concorrido mercado online é preciso ser eficiente, rápido e produtivo. Com certeza, as pessoas priorizam quem oferece uma boa logística. Assim, quem entregar antes provavelmente terá maior retorno em vendas. Basta ler alguns comentários em página de lojas online para logo se perceber que a agilidade na entrega é um fator decisivo para os clientes. Para garantir isso, procure fazer parcerias com empresas que tenham preços competitivos e um serviço eficiente, e sempre oferecer diferentes canais de atendimento. Enfim, transparência e agilidade.

2. Equipe

Por trás de toda empresa de sucesso, sempre existe uma equipe eficiente, organizada e harmoniosa. Para isso, invista em treinamentos para construir uma equipe afinada e de qualidade.

3. Gestão

Não basta conhecer bem o produto ou serviço oferecido pela empresa, é preciso saber gerir os custos e os ganhos, e para isso é fundamental contar com suporte especializado e/ou softwares de gestão, que hoje existem no mercado.

4. Marketing e vendas

E como já dissemos mais acima, os tempos mudaram, e as estratégias de marketing precisam acompanhar essas mudanças. Dentre as muitas possibilidades, podemos destacar:

  • Aposte em estratégias mistas: não é preciso abandonar totalmente algumas estratégias do mundo físico (off marketing), principalmente para quem já tinha um negócio e elas costumavam dar retorno. Uma dica seria procurar mesclar a experiência do mundo físico com o virtual. Por exemplo, comprar no e-commerce (agilizando o processo da compra em si) e indo retirar na loja física, é uma vantagem importante para alguns clientes.
  • Ofereça desconto: oferecer aos clientes que compram na loja física um cupom de desconto para compras online também costuma funcionar muito bem com algumas lojas. Assim, além de estimular o cliente a comprar em outro formato, mostrará o quanto seu negócio é dinâmico.
  • Integre com o Google Maps: procure ficar visível no maps do cliente (meio virtual) como ponto de comércio físico. Isso funciona muito bem, principalmente no caso de turistas e novos clientes.

E é isso. Portanto, esteja sempre atento aos prazos e certifique-se de manter o cliente devidamente informado sobre seus pedidos, pois isso pode fazer toda a diferença para passar segurança e confiabilidade.

Enfim, a principal dica é nunca esquecer que o e-commerce é uma experiência de compra baseada na confiança e no bom serviço prestado pela loja virtual, e que a tendência é que o consumidor utilize cada vez mais essa forma de comprar. Por isso, supere os desafios e aproveite as muitas vantagens em apostar nesse interessante universo online.

Leia também: Como transformar o atendimento a clientes em um diferencial competitivo?