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Datas comemorativas podem alavancar vendas

Por: Felipe Rodrigues

Fundador e CEO do ENVIOU e do Meu DimDim. Especialista em e-commerce, pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM e empreende há mais de 10 anos no segmento de comércio eletrônico brasileiro.

Não é segredo para ninguém que determinadas datas comemorativas são extremamente importantes para as empresas. Muitas vezes, inclusive, é em virtude de uma única data especial que toda uma indústria alcança lucros que vão sustentar toda a cadeia de produção por um semestre ou até mesmo por um ano inteiro. Assim, é inegável que o bom aproveitamento das datas comemorativas pode ser fundamental para a sequência de um negócio e, mais do que isso, pode trazer grandes oportunidades de crescimento para uma marca.

É inegável que o bom aproveitamento das datas comemorativas pode ser fundamental para a sequência de um negócio.

Uma pesquisa realizada pela Ebit Nielsen mostrou que os dias festivos representaram 34% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020, que foi de R$ R$ 87,4 milhões. Ou seja, por esse demonstrativo, é possível entender que não só é importante aproveitar as oportunidades proporcionadas por essas datas específicas, como se deve investir na criação de mecanismos para potencializá-las.

Passos importantes para melhor aproveitar as datas comemorativas

O primeiro e mais importante passo a ser dado é o de identificar com quais datas comemorativas o seu negócio tem aderência. Tanto as datas exclusivamente comerciais quanto as mais tradicionais podem fazer parte da sua estratégia de negócio. Elas só precisam fazer sentido para o seu público e estar de acordo com os produtos comercializados.

Invista em campanhas nas redes sociais, trabalhe ações de e-mail marketing, crie kits e sugestões de presentes para a ocasião a fim de inspirar seus clientes. Personalize o visual da sua loja usando cores e temas relacionados à data festiva, analise os meios de entrega que estão sendo utilizados pela sua loja e, se necessário, busque novos parceiros.

Não negligencie o estoque e o atendimento

Além disso, programe a aquisição e forme estoque dos produtos que tenham bom apelo para a ocasião. Aliás, aproveite para atrair e fidelizar novos consumidores. As datas comemorativas são excelentes oportunidades para isso. Prestando um bom atendimento, entregando os pedidos no prazo e fazendo um pós-venda personalizado é possível conquistar os clientes e fazê-los retornar para novas compras no decorrer do ano. Para isso, estruture bem o time de atendimento e pós-vendas, reforce os treinamentos com as equipes e invista em ações de encantamento.

Se houver a possibilidade de entregar “algo a mais” ao cliente, não deixe de aproveitar a oportunidade de criar campanhas de cashback. Incentivar as compras inteligentes e retornar um percentual do valor da compra ao consumidor é possível também para lojas de pequeno e médio porte, que ainda por cima ainda terão a vantagem de estar expostas, lado a lado, junto de grandes players do e-commerce, por exemplo, que também ofereçam o benefício.

Para finalizar, não deixe de organizar bem o seu estoque, para que não haja divergências entre os produtos anunciados em sua loja e o que está efetivamente disponível para entrega. Cuide para que a reposição dos itens vendidos seja realizada rapidamente para que não haja risco de perder oportunidades importantes de vendas no período mais importante do ano para o seu negócio.

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