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Cupons online: um mercado em ascensão

Por: Rogério Vairo

Publicitário de 35 anos, estrategista e analítico. Tem especialidade em marketing digital e comportamento do consumidor, além de experiência com startups e empresas multinacionais.

A disseminação da cultura de compras online trouxe consigo outras tendências de consumo que começaram a ganhar impulso ainda antes da pandemia. É o caso dos cupons online de desconto, também chamados de vale-compras. Trata-se de um recurso cujo objetivo é fornecer descontos em determinados sites. Na prática, o consumidor que adquire o cupom insere um código em um campo da loja virtual no momento apropriado e, em troca, recebe o desconto que lhe foi indicado no anúncio do cupom.

Da parte do lojista, as vantagens vão desde a obtenção de novos clientes, atraídos pelos benefícios, fidelização de consumidores e facilidade de divulgação, uma vez que o consumidor se sente motivado a finalizar as compras ao ver que os produtos ficam mais baratos.

O mercado de cupons online deve se manter em ascensão, na medida em que o volume de vendas online cresce. Saiba mais.

Monetização dos cupons

A forma de os cupons e sistemas de cashback monetizarem as empresas se dá pelo volume de vendas gerado. Ao ter um cupom de desconto ou um benefício de cashback divulgado em plataformas especializadas, a exposição das lojas aumenta. Assim, elas ganham no volume de vendas.

Com o aumento vertiginoso das vendas pela internet, estima-se que os cupons de desconto e o cashback movimentaram mais de R$7 bilhões no Brasil em 2021. Embora pareça ser uma parcela pequena frente aos R$53 bilhões movimentados pelo e-commerce nos primeiros seis meses deste ano, a tendência é crescente e as buscas pelos cupons e condições especiais de compra não param de crescer, acompanhando a curva do e-commerce de maneira geral.

As funções dos cupons para as empresas

Isso porque a estratégia de oferecer cupons pode ser muito mais ampla do que se imagina – e os grandes players já perceberam como funciona. Ela não serve apenas para aumentar as taxas de conversão, mas também para liberar estoque em trocas de estação, despertar a atenção de novos leads, aumentar o valor do ticket médio, reduzir o abandono de carrinho e recuperar carrinhos abandonados. Ou seja, os cupons podem ser envolvidos em diversas táticas para alavancar os e-commerces porque eles fazem parte da decisão final do cliente sobre qual loja comprar.

Entre as categorias com maior volume de vendas com cupons de desconto e cashback estão celulares, eletrodomésticos, informática e cosméticos.

Nos últimos anos, notamos que a demanda dos nossos parceiros aumentou muito, inclusive para os cupons que oferecem frete grátis. Isso é perceptível pela velocidade com que os cupons são distribuídos pelos grandes varejistas. Para se ter uma ideia do volume, em 2022, batemos a marca de três milhões de usuários de cupons em nossa plataforma – número bastante significativo, sobretudo se considerarmos que ainda há muita margem para crescer, de acordo com as previsões de crescimento do próprio comércio eletrônico no Brasil.

Explosão do e-commerce favorece mercado de cupons

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2021, o setor faturou R150,8 bilhões. A projeção para 2022 é positiva e a expectativa de faturamento é de R$169,5 bilhões, com incremento de 12% em relação ao ano passado. O e-commerce brasileiro não para de crescer desde 2020, impactado pela pandemia de Covid-19 e pelo isolamento social causado por ela.

Ter a praticidade de não precisar sair de casa para obter qualquer produto é atrativo para o cliente, mesmo com a pandemia sob controle. Sendo assim, em 2021, o Brasil teve 79,8 milhões de consumidores no e-commerce. A estimativa para 2022 é de que esse número chegue a 83,7 milhões de compradores.

Por isso, o mercado de cupons deve se manter em ascensão, na medida em que o volume de vendas online cresce. Ainda vamos ouvir falar muito sobre esse tipo de negócio e, claro, quem ganha é o consumidor.

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