Logo E-Commerce Brasil

Contabilizando a Black Friday

Por: Graziely Cunha

Mãe da Giulia e da Isabella, radialista por formação e pós-graduada em comunicação empresarial, sempre teve o universo da comunicação como primeira opção, dentre as suas aptidões como profissional. Possui mais de 15 anos de experiência com comunicação interna e realizou também alguns trabalhos como locutora e apresentadora de vídeos institucionais, para agências de comunicação e publicidade. Atualmente, faz parte do time de Brand Experience no Via Marketplace. Graziely também é cantora nas horas vagas. A música é uma outra forma de expressão a qual ela é apaixonada!

A Black Friday é um dos eventos mais importantes e mais rentáveis do mercado varejista. Por isso, é de extrema importância que saibamos contabilizar os resultados positivos e negativos das nossas operações, já com foco em melhorias para o próximo ano.

As métricas são aliadas nesse processo, pois nos permitem olhar de perto o desempenho do nosso negócio.

Como saber qual foi o produto mais vendido ou o que trouxe mais receita?

São as métricas que nos permitem ordenar tudo o que precisamos saber.

Para os micro ou pequenos lojistas, uma dica preciosa é planejar e criar um processo no dia a dia, que possa ser implementado como rotina, não interferindo na dinâmica das vendas. É importante já pensar nesses aspectos, desde o início do negócio.

Elencamos 3 métricas importantes para o lojista de marketplace:

  • Estoque: avaliar se fiz uma boa cobertura de estoque;
  • Reputação: analisar como está o nível de satisfação do meu consumidor;
  • Concorrência: ponderar como estou em relação aos meus concorrentes, quando avalio preço, entrega, prazo e reputação.

Essas métricas são essenciais também para a realização de planos de ação futuros.

Por meio dos dados colhidos nessas análises, podemos olhar para as vendas de forma mais estruturada, embasada, permitindo que tornemos nosso negócio mais sólido e contínuo. Quanto antes as métricas forem implementadas, maior controle teremos dos nossos resultados.