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Como promocionar sem perder dinheiro?

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Com a aproximação da Black Friday, muitos consumidores ficam na esperança de conseguir o desejado produto por preços menores e boas condições comerciais. É por isso que as lojas precisam começar o planejamento para essa data com bastante antecedência.

Afinal, como pode a loja virtual lucrar oferecendo descontos grandes que encantam os bolsos dos consumidores, ou mesmo condições comerciais como frete grátis e maior parcelamento?

A grande jogada para datas comemorativas como Black Friday é conseguir boas condições de compra daquele produto a ser vendido. Pois é financiar a falência vender produtos com valores que não fecharão a conta no fim do mês. Dessa forma, como fazer promoção sem perder dinheiro? E se produto parado é perder dinheiro, quando saber o momento de liquidá-lo?

Por que o estoque não pode parar

Produto parado é dinheiro perdido. Não apenas porque não faz o fluxo para a loja virtual, mas também porque há a desvalorização do produto.

Isso porque se o produto tem pouca ou quase nada de saída, significa que não há a procura pelos consumidores. O que faz a venda mais difícil e a desvalorização maior.

Pois então é preciso liquidá-los quando há a oportunidade. Porém, cuidado: liquidar não necessariamente significa vender a preço de custo, pois a loja também precisa lucrar.

Estabelecemos que no e-commerce, a cada três meses, existem datas de grande giro de produtos. Sejam as datas comemorativas ou mesmo datas de “aniversário de loja”, em que são oferecidas promoções e condições especiais ao consumidor. Nesses momentos, é preciso aproveitar para fazer o estoque girar.

Algumas boas estratégias para aumentar o ticket médio das compras:

  • Montagem de kits
  • Frete grátis a partir de…
  • Condições especiais de pagamento

Como abaixar os preços?

Na conta da precificação de produto no e-commerce, são incluídos mais do que custo de aquisição e lucro. É preciso fazer inserção do valor de frete, estrutura, condições, equipe etc. Mas, ao fazer promoções de redução de preço, é preciso ter em mente que não se pode tirar a condição de lucro da venda.

As lojas não sobrevivem vendendo a preço de custo. É preciso mais dinheiro para mais produtos e aprofundar o estoque.

Dessa forma, como é possível abaixar os preços em datas como Black Friday, cujo valores são os grandes atrativos?

Pois bem, é por isso que o planejamento para a Black começa seis meses antes, se não um ano antes da data oficial. Como comentado no começo do artigo, fazer promoção significa que o empreendedor conseguiu uma boa condição na aquisição do produto. E, dessa forma. é possível ter uma margem maior para oferecer preços menores ao consumidor.

Mas é preciso ter em mente que encontrar essas boas condições são meses de trabalho. Por isso que o planejamento em cima da hora para datas como a Black não funcionam. Ou o empreendedor acaba perdendo dinheiro.

Tendências para a Black Friday 2021

A Black Friday, mais do que as demais datas comemorativas, é uma data de autopresentes. É o momento em que consumidores procuram aquele produto que namoraram o ano inteiro, ou mesmo aproveitam as condições para repor alguns desejos.

Muitos esperam as grandes promoções desse dia para que possam adquirir alguns produtos e conseguir ofertas e condições melhores do que normalmente.

E quando falamos em condições, nem sempre é sobre preço. Claro que o preço pode ser um grande atrativo para novos consumidores, porém, de acordo com o seu público, oferecer condições melhores de frete, ou mesmo de pagamento, é o que basta para finalizar a compra.

Por isso, não há a necessidade de brigar por preços, quando não se pode.

Quem tem condições e conseguir grandes aquisições durante o planejamento deve colocar dinheiro em marketing para conquistar novos consumidores e, quem sabe, fidelizá-los com essa compra.

Promoção sem perder dinheiro

Promoção não significa que a loja e o empreendedor estejam deixando de ganhar. Mas sim que conseguem oferecer condições melhores aos consumidores.

Não entre na briga de preço se não conseguir. Além de perder dinheiro, as vendas podem não ser tão boas quanto o esperado, pois a concorrência é enorme.

Entender quem são os consumidores, e o que buscam, é determinante para um grande sucesso nas vendas e para que promoções sejam realmente efetivas.