Logo E-Commerce Brasil

Brand Authority: como o SEO contribui para fortalecer sua marca

Por: Lucas Maranho

Fundador e CEO da liveSEO

Fundador da liveSEO, agência com foco em SEO que atende e já atendeu e-commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos. Atualmente, a marca já executou mais de 300 projetos de SEO e se destaca entre as principais agências de SEO do Brasil.

Você pode conquistar Brand Authority de muitas formas, como por exemplo através de sua imagem de marca, mas hoje quem mais traz expansão e aproxima o público é o marketing digital. Com um processamento maior de informações e uma leve ajuda do algoritmo do Google, é possível trazer o seu consumidor ideal.

Mas antes de explicar qual a contribuição do SEO nessa conquista, precisamos entender o que é Brand Authority. O termo vindo do inglês significa literalmente autoridade da marca, mas não é correlacionado com status e sim com a sociedade digital, onde a marca passa a ser reconhecida e confiada pela mesma.

A confiança é uma ferramenta essencial para que essa conquista possa acontecer. Para que a empresa possa mostrar suas vantagens, seu diferencial e benefícios com relação a sua concorrência, é necessário que a mesma cumpra com seu discurso. O SEO visa trabalhar de forma responsável e passa a otimizar o site para que ele possa ser bem visto pelos usuários e sejam convertidos em clientes leais.

Seu papel é consideravelmente importante nesse processo. O rankeamento da empresa proporciona uma visão positiva aos consumidores, de forma que eles possam entrever a empresa como solucionadora de seus problemas, baseado em sua relevância.

“Para ser reconhecido como uma autoridade, fale como uma”

O SEO de conteúdo é seu maior aliado nesse momento de posição; falar com propriedade e mostrar a expertise com fatos, acrescenta a empresa. Um conteúdo de qualidade que agrega valor faz toda a diferença! Por isso o SEO tem essa funcionalidade de pensar em estratégias de rankeamento, palavras-chave assertivas e copywriting de qualidade, afinal a imagem da sua empresa está em jogo!

Ter um site com uma face UI limpa e UX bem pensada para navegação e com uma estrutura revisada evitam fatores que desfavorecem o site.

Conquistando autoridade em dois mundos

Esse termo vai muito além do que é poder e direito de ordenar, hoje ter autoridade diz muito sobre uma empresa, pois inconscientemente nós como sociedade credibilizamos e colocamos a mesma sobre um pedestal, fazendo com que ela seja bem vista, falada e reputada.

Quando trazemos a autoridade para o SEO, é necessário saber que ela pode ser subdividida em três níveis:

Autoridade de domínio

Qualidade, idade e referência são os principais apontadores dessa autoridade. Ela pode ser conquistada através de um histórico de backlinks referenciados em outros sites, de preferência de alta relevância!

Autoridade de página

O Google decidirá o ranking com base em duas características similares a autoridade de domínio — idade e quantidade —, somadas a uma atualização constante de conteúdos de valor.

Autoridade de link

Uma coisa é certa, o SEO técnico tem boa parte da responsabilidade na conquista desse nível de autoridade: atribuir Nofollow, controlar a quantidade de links e onde estão localizados são passos importantes a serem seguidos. Isso evita a canibalização de palavras-chave e futuros defeitos no processamento. Os links podem ser configurados para que o seu site seja otimizado e cumpra com todas as expectativas do usuário.

Por isso, trabalhar de forma conjunta no SEO é tão importante!

Mas porque tocar nesse ponto quando tudo o que você quer saber é sobre Brand Authority?

Seja coerente e pense na possibilidade de um site sem a aplicação dessas estratégias e técnicas de SEO. Uma página sem autoridade, sem conteúdo de qualidade ou visibilidade não é entregue ao usuário, e se chega a ser entregue, demora em seu carregamento, o usuário desiste de seguir navegando. Boom! Bounce Rate, diminuição do Dwell Time, rejeição dentre outros fatores negativos.

Hoje em dia a internet tem influência em boa parte do que é ou será sua empresa. Ficar atento à imagem online, investir em fatores que potencializam os pontos positivos e mostrar os valores da empresa gerará interesses dos consumidores.

Um SEO bem feito irá contribuir com a construção de sua autoridade! Crie conteúdo que alimente os reais interesses de seu público. Isso gerará visitas orgânicas, e o que o público dirá sobre o seu conteúdo e seus serviços trará o que você tanto deseja: Brand Authority.