Logo E-Commerce Brasil

Bom uso das embalagens pode melhorar relação com o consumidor

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

O mercado de e-commerce é gigante, e as projeções são de crescimento de dois dígitos pelos anos que vêm a seguir. Com o fechamento de negócios físicos, as compras online nunca foram tão requisitadas pelos consumidores. Um relatório do Mercado Livre registrou mais de cinco milhões de novos compradores na América Latina.

Além disso, diversas lojas que antes resistiam à digitalização viram-se obrigadas a atuar no mercado online para não perderem vendas. Mesmo com a abertura, lenta, das lojas físicas, podemos esperar que muitos consumidores continuem com as compras online após experimentarem a comodidade dessa relação.

Um ponto ao qual muitas pessoas ainda demonstram resistência em relação às compras online seria pela perda da experiência física do ato de compra. Afinal, não podemos tocar em roupas, sentir a qualidade dos tênis ou sentir a fragrância de perfumes. A única experiência física da jornada de compras online resume-se ao recebimento da mercadoria, mais especificamente à embalagem dos produtos.

E como a melhoria dessa relação de embalagens e entrega pode estimular as vendas e fidelizar o seu cliente?

As embalagens

Um erro comum de muitas lojas iniciantes é dar poupa importância para a embalagem na qual o seu produto chega até o consumidor. Afinal, não podemos fazer muito além do clássico pacote cinza padrão Correios ou mesmo para as transportadoras.

No entanto, essa é a única experiência física que seu consumidor tem durante a jornada de compras. É a chegada do produto pelo qual ele tanto aguarda e que finalmente está em suas mãos. Em especial, o brasileiro é um povo ansioso. Eles não querem esperar muito tempo para a chegada do seu produto e, muito menos, ver um pacote surrado e mal embrulhado em sua caixa de encomendas.

Realmente, não é possível fugir da tradicional caixa parda para embalar os produtos. Porém, o cuidado em utilizar caixas mais resistentes de acordo com a fragilidade do produto ou customizar a caixa com carimbos e logotipo é uma maneira de se destacar e garantir a integridade dos seus produtos até que cheguem ao cliente.

O e-commerce e as marcas

As compras, não apenas online, estão deixando de ser feitas apenas por necessidades básicas. Quando realizamos alguma aquisição, não estamos adquirindo o produto, mas sim a marca daquele produto. Afinal, existem inúmeras marcas de roupas na Internet, porém você já parou para pensar a razão pela qual escolheu determinada marca?

A sua marca é muito mais do que um logotipo e algumas palavras bonitas. A sua marca é o jeito que você se apresenta ao mundo. E a sua embalagem é uma das maneiras.

Claro que a marca é mostrada em imagens que você utiliza em seu site, bem como as cores que escolhe para representar. No entanto, ela ecoa nos pequenos detalhes, como palavras que você escolhe para a descrição dos seus produtos, a sua escolha de plataforma, o jeito que aborda clientes e em cuidados na hora de enviar os seus produtos.

A Internet possui milhares de pessoas e de grupos sociais. Com a importância do pertencimento a um grupo se intensificando, as marcas podem se aproveitar disso para conversarem diretamente com o seu público-alvo ou, ainda, criarem produtos específicos para esse grupo.

Para grupos veganos ou engajados em causas ambientais, por exemplo, você dar atenção a detalhes, como utilizar produtos reciclados ou  embalagens reaproveitáveis podem agregar valor à sua marca e atrair a atenção desse grupo social.

Exceder as expectativas do consumidor é uma das maneiras de encher os olhos. E quando isso acontece, significa que a compra foi uma decisão correta.

Conclusão

Você lembra qual era a cara do último pacote que recebeu? E daquela compra cujo pacote veio customizado, algum mimo veio junto da sua compra e todos os produtos chegaram intactos?

Bom, isso quer dizer que as primeiras impressões importam, sim. É muito pouco provável que o cliente volte a comprar em sua loja se o pacote vier surrado e sujo, muito menos que a recomende a algum conhecido. Porém, pode ter certeza de que o consumidor voltará mais vezes, caso essa primeira experiência de compras seja boa.

Assim, tudo começa com uma caixa customizada. Agregue valor ao seu produto. Encante os olhos do consumidor e fidelize-o em seu e-commerce.

Por fim, as embalagens dizem muito sobre a sua loja e sobre o produto que você vende.