Logo E-Commerce Brasil

A Internet influencia na sua decisão de compra!

Que as Redes Sociais são ótimos canais para marcas divulgarem seus produtos e serviços, que procuramos por mais conselhos, opiniões e indicações de amigos antes de comprar, que visitamos os sites das marcas para verificar características dos produtos, que pesquisamos preços em buscadores e comparadores virtuais antes de sair as compras em lojas físicas ou em e-commerces, isso, nós já sabemos.

O que nós não imaginávamos é que esses hábitos na internet estariam transformando definitivamente a forma de comprar e de influenciar nossa decisão de compra.

Só para ter uma idéia dessa influência, segundo a empresa de pesquisa Harris Interactive , em 2011 a navegação na Web estava a frente (entre os que tem acesso a rede) de qualquer outro veículo ou forma de comunicação.

Veja como e onde os consumidores pesquisam e são impactados para sua decisão de compra:

Internet – 66%
Conselhos de amigos e parentes – 61%
e-mails – 51% (*)
Jornais – 43%
Televisão – 42%
Mala direta tradicional – 37%
Revistas – 28%
Rádio – 28%.

(*) e-mail apesar de usar a internet, nesta pesquisa está sendo comparado a forma de impacto e influência ao consumidor.

O que mais impressiona nesta analise é que a mesma pesquisa em 2010 informava que a Televisão representava 52%, o Jornal 51%, a radio 35% e as revistas 37%, respectivamente, ou seja em todos esses veículos tiveram uma queda acentuada de influência na decisão de compra.

Isso explica boa parte do crescimento do Marketing Digital no bolo publicitário no mundo. Além disso, fica claro a maior importância do testemunho e compartilhamento de experiências de compras na Web. Portanto, o aumento no números de pessoas conectadas, o aumento de e-consumidores e o impacto do conteúdo online nas decisões de compras, não deve ser ignorado.

E o seu produto ou serviço já está sendo divulgado e anunciado na internet ?

Pense Nisso! @JoaoKepler