4 estratégias de planejamento incríveis para a Black Friday
Tudo começa por elas. As estratégias de planejamento são o primeiro item a ser definido pelo lojista que pretende ter uma Black Friday promissora. Esta também é provavelmente uma das etapas que demanda mais tempo e energia do empreendedor. Mas, sem ela, é fácil se perder e/ou ter uma Black Friday cheia de problemas.
Como este não é o desejo de ninguém, o artigo a seguir reúne as estratégias de planejamento mais adequadas para a Black Friday do seu negócio.
Estratégias de planejamento para Black Friday
1 – Olhe para trás
Há muita coisa para planejar. Por isso, é comum se perguntar: por onde começar? E a resposta é: olhando para trás. Reúna informações sobre as Black Fridays anteriores da sua loja e analise os dados.
É a sua primeira Black Friday? Não tem problema. Colete informações de ações promocionais anteriores, como o Natal ou outra data comemorativa.
Também não tem esses dados? Então pesquise estatísticas e referências gerais do comércio brasileiro. Há diversos estudos disponíveis!
As informações vão lhe ajudar com a tomada de decisão de muitos itens. Por exemplo:
- quais produtos ter mais em estoque;
- quais canais de marketing escolher para divulgar as promoções;
- que abordagem usar;
- qual investimento em marketing fazer;
- quanto de material para embalagem encomendar;
- para qual volume extra de visitas se preparar tecnicamente;
- que tipo de ações de divulgação realizar.
Além disso, não se esqueça de medir todas as suas ações da Black Friday para utilizá-las como base no ano seguinte.
2 – Precifique corretamente
Certamente o que os consumidores buscam nesta data são preços menores. Logo, já é esperado que a sua loja ofereça promoções e descontos. O que não pode acontecer, de forma alguma, é uma precificação incorreta dos seus produtos. Fazendo isso, você corre um sério risco de ficar no prejuízo e, ao final da Black Friday, ter tudo menos sucesso.
3 – Trace objetivos
Sem objetivos, a loja fica perdida, sem saber para onde ir. Como você poderá identificar se a sua Black Friday foi um sucesso? Por isso, a recomendação é traçar metas reais e, a partir daí, definir as atividades que o ajudarão a atingi-las.
Além disso, as metas podem desenhar o cenário no qual você quer que a sua loja esteja na Black Friday, e isso lhe indicará também o que você deve fazer para preparar melhor a sua loja.
Exemplo 1: um dos seus objetivos na Black Friday pode ser aumentar a taxa de visitas em 20%. Legal! Se a meta for alcançada, como ela impactará a sua loja? Haverá um tráfego maior para o site, o que implica uma estrutura técnica mais robusta para suportar os acessos. Garanta que a sua loja está preparada para isso.
Exemplo 2: outro objetivo pode ser aumentar as vendas em 10% na Black Friday. Para mais vendas, é preciso se preparar para ter mais produtos em estoque, oferecer mais suporte, fazer mais trocas e entregar mais embalagens. Logo, uma das suas estratégias de planejamento deve ser preparar os fornecedores, os vendedores, a equipe de atendimento, etc.
4 – Saiba lidar com imprevistos
Anote aí: uma coisa é certa na Black Friday. Mesmo com todo o seu planejamento, alguma coisa pode dar errado e/ou sair do seu controle. Para lidar com isto, a dica é se preparar para os imprevistos. Esta frase parece sem sentido e impossível de executar, não é mesmo?
A verdade é que é possível preparar a loja e as pessoas que fazem parte dela. Como? Tenha um plano B para tudo que pode dar errado, a exemplo dos bons parceiros — aqueles que estarão dispostos a lhe ajudar prontamente caso algo fuja do esperado no gerenciamento de estoque, na parte técnica da plataforma e em todos os campos mais críticos. Se previna também dos erros mais comuns cometidos pelos lojistas na Black Friday. Além disso, ter calma e saber se comunicar com os clientes internos e externos ajuda muito em casos de incidentes e imprevistos.
Agora que você está preparado para bolar as suas estratégias de planejamento, que tal começar a pensar nas campanhas de marketing que você montará para a Black Friday?