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Um terço dos produtos comprados em sites da China são falsos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Uma pesquisa sobre produtos comprados em sites de e-commerce na China mostrou que sete a cada nove grandes plataformas de comércio estão vendendo produtos falsos ou são produtos “fora do padrão”, segundo uma reportagem de televisão da CCTV.

Os produtos variam desde itens de vestuário, cosméticos, brinquedos, fertilizantes a óleos lubrificantes e foram aleatoriamente escolhidos para a pesquisa que foi conduzida pelo departamento de Administração da Indústria e Comércio e Associação dos consumidores da China. 38% dos produtos eram falsos.

Os produtos foram comprados de vendedores que comercializam produtos através de websites como Jd.com, Taobao.com, Tmall.com, Yhd.com e Zol.com. As empresas foram punidas pelas autoridades pelas ofensas, segundo a reportagem de TV.

Os vendedores dos sites disseram que seus produtos são genuínos, mas fornecedores confirmaram a falsificação deles, de acordo com a reportagem. Segundo estatísticas oficiais, pelo menos 350 milhões de pessoas já compraram online na China, com um tíquete médio de pelo menos 3.000 yuan (HK $3.700).

No continente, a maioria das reclamações dos consumidores agora está relacionada à compras feitas na internet, diz a reportagem. Entre os produtos vendidos ilegalmente na pesquisa está um celular da Samsung, vendido por 300 yuan (moeda chinesa) abaixo do preço normal.

A maioria dos brinquedos não possuem certificação apropriada que prova que os itens são seguros para crianças. 80% dos fertilizantes comprados eram falsos, diz o estudo.

Fonte: South China Morning Post