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Socialbakers divulga relatório Socially Devoted 2º trimestre

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Até agora, em 2014, clientes fizeram quase 9 milhões de perguntas no Facebook e no Twitter juntos

A Socialbakers divulgou os números do terceiro trimestre das marcas mais dedicadas socialmente, o já tradicional Socially Devoted. A empresa afirma que os números do último trimestre sobre as marcas socialmente dedicadas não mentem, fãs querem interagir com as marcas. A realidade é que quanto mais focada no atendimento ao cliente social, mais interações ela terá.

Apesar de apenas 5% de marcas no Facebook serem socialmente dedicadas, elas recebem metade de todas as perguntas – e respondem mais de 75% delas em menos de 15 horas. Há mais marcas socialmente dedicadas no Twitter e também maior volume de perguntas feitas, mas, como acontece com o Facebook, as marcas comprometidas com o atendimento ao cliente social, o Twitter domina em termos de demanda. No Twitter, 7% das marcas globais que são socialmente dedicadas contabilizam 63% das respostas totais.

A cada trimestre, a empresa examina as marcas globais mais comprometidas socialmente em todos os setores no Facebook e no Twitter. Então, define o padrão para o que significa ser socialmente dedicado – a Socialbakers acredita firmemente que as marcas devem responder a, pelo menos, 65% das perguntas enviadas por fãs, e busca reconhecer aquelas capazes de alcançar este objetivo. As percepções da empresa dão às marcas uma referência ou benchmark a partir daquelas que tomam a frente no cuidado com o cliente social.

Os clientes continuarão a se voltar para o social, a levantar sua voz até que sejam ouvidos.

O volume de perguntas está crescendo, e os resultados do 2º trimestre indicam que apenas 18% das marcas no Facebook com páginas grandes (mais de 500.000 fãs) alcançaram o status de Socialmente Dedicadas. No Twitter, apenas 2% das marcas com mais de 500.000 seguidores são socialmente dedicadas, enquanto que 8% das marcas de tamanho médio atenderam ao padrão da Socialbakers. Apesar de a mídia social ter se tornado o lugar dominante onde clientes querem ser ouvidos, 82% das maiores marcas no Facebook e 98% no Twitter não estão atendendo à demanda. Mais de dois milhões de perguntas ficaram sem resposta no Facebook e no Twitter juntos.

Melhorar o atendimento ao cliente social continuará a ganhar força na mesma medida que o volume de perguntas cresce. As marcas podem ‘enfiar a cabeça na areia’ destes espaços muito públicos – o que é quase certeza que prejudicarão sua reputação – ou podem interagir com seus clientes e tentar gerenciar as conversas sociais que acontecem em torno de sua marca.

A Socialbakers também permite que empresas saibam o quanto sua marca é socialmente dedicada. Verificar aqui

Perguntas e respostas por país:

País Contagem de id Soma do toal de perguntas Soma de perguntas respondidas Média do tempo de resposta (min)
Estados Unidos 1915 687074 187509 735
Reino Unido 1505 599523 297478 754
Brasil 674 116262 48033 1833
México 670 106957 36475 965
Alemanha 333 38329 22006 949

As dez marcas brasileiras mais socialmente dedicadas:

Row Labels nome Soma dos seguidores Total de perguntas Média de respostas às perguntas Tempo médio de respostas (min) Soma de perguntas  respondidas – ignoradas
http://twitter.com/pontofrio Pontofrio.com 161391 7773 87,97% 164 5903
http://twitter.com/NokiaSuporte Nokia Suporte 15542 3647 79,90% 597 2181
http://twitter.com/gvt_suporte GVT Suporte 35768 3063 70,55% 323 1259
http://twitter.com/TAMAirlines TAM Airlines 656853 2619 72,20% 208 1163
http://twitter.com/SKYresponde SKY Responde 32842 3040 69,08% 85 1160
http://twitter.com/_ecovias Ecovias 67899 1351 90,30% 13 1089
http://twitter.com/AloBradesco Al_ Bradesco 34817 1876 78,46% 14 1068
http://twitter.com/BancodoBrasil Banco do Brasil 88072 1452 67,42% 2991 506
http://twitter.com/SacSantander_br Santander Brasil 33238 1049 71,12% 289 443
http://twitter.com/VAIOserviceBR Suporte VAIO Brasil 4396 623 83,47% 207 417