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Serasa dá dicas para comerciante evitar fraudes no feriado prolongado

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Estudos mostram elevação de 25% nas fraudes aplicadas no comércio durante datas movimentadas

Falta pouco para o início do feriado prolongado que, neste ano, contempla os dias 18, 19, 20 e 21 de abril (Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia, Domingo de Páscoa e Tiradentes). Muitos consumidores devem aproveitar os quatro dias de folga para viajar, passear e fazer compras pelos centros comerciais da cidade. É nesse momento de fluxo intenso de pessoas que os especialistas em soluções antifraude da Serasa Experian recomendam atenção e cuidado com documentos pessoais para o consumidor não se tornar vítima de fraude.

Comerciante também precisa se proteger

Os golpistas aproveitam essas épocas de concentração popular para agir no comércio fazendo compras com identidade falsa. Estudos dos casos de fraudes confirmadas, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa Experian, constataram uma elevação de 25% de comprovação de golpes no comércio decorrentes de alertas a consultas realizadas durante datas movimentadas e feriados prolongados.

Na hora de realizar uma venda a prazo durante o feriado prolongado, o comerciante deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento. Independentemente do porte, é importante que todas as empresas redobrem a atenção, pois aquelas que não investem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem virar alvos preferenciais, destacam os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.

O empresário também pode contar com o auxílio de ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a prevenir fraudes, como é o caso do serviço de Alerta de Identidade da Serasa Experian. No momento da venda, o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele documento. A partir disso, o serviço avalia o grau de risco para o comerciante indicando se há ou não a necessidade de verificar documentos adicionais de identificação.

Confira abaixo dicas de prevenção para as empresas que realizam vendas a prazo:

1ª – Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);

2ª – Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa;

3ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;

4ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;

5ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;

6ª – Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

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