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Plataformas de e-commerce investem em gateway de fretes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Oferecer gestão estratégica da entrega dos produtos vendidos é tendência entre gestores de plataformas para lojas virtuais como Vnda, Ciashop e Magento

As plataformas de e-commerce costumam ser bastante flexíveis à adoção de ferramentas capazes de aprimorar a experiência de compra dos usuários e aumentar as vendas. Para garantir eficiência dos processos e organização dos dados de uma loja virtual, as plataformas estão passando a aderir a um sistema que gerencia toda a cadeia de frete de suas parceiras, o chamado “gateway de fretes”. É o caso da Tray, Vnda, e-Smart e Ciashop, que estão em fase de implantação automática das tabelas de frete das transportadoras, além da Magento, maior plataforma open source do mundo, que já está integrada ao sistema.

O objetivo de toda plataforma de e-commerce é oferecer o melhor ambiente às lojas virtuais. Para isso, o enfoque dessa estrutura online costuma estar no consumidor final: o comprador online. Uma das principais “dores” desse público está relacionada as condições de entrega das mercadorias. Pesquisa realizada pela ORC International revela que o alto custo do frete é a principal causa de desistência dos carrinhos de compra virtuais. Por isso, gerentes de plataforma de e-commerce buscam plugins que possam melhorar esse processo, como um gateway de fretes.

A Estrela 10, segunda maior loja do Mercado Livre, é associada à plataforma Ciashop, que está finalizando a implantação do serviço. Segundo o gerente de canais e parcerias da Ciashop, Eduardo Pina, não foi preciso adaptar a plataforma para ativar o sistema: “a implantação está sendo muito tranquila, com utilização da nossa biblioteca-padrão de APIs”, explica. A partir de junho, além da Estrela 10, outras 1000 lojas virtuais poderão ter o cálculo do frete automatizado pelo sistema contratado. “O aplicativo, disponível em nossa AppStore, pode influenciar o prospect a aderir a nossa plataforma. Da mesma forma, o público pode se interessar mais pela loja no momento de fazer uma compra por ver que ela oferece mais opções de frete”, destaca Pina.

Em situação semelhante, a Vnda conta que a integração a um gateway de fretes ofereceu uma solução estável e flexível aos clientes das lojas virtuais. “Com uma integração, possibilitamos que nossos clientes tivessem acesso à diversas opções de frete de uma só vez”, conta o gerente da Vnda Gustavo Reis. Segundo, a expansão de mercado também é possível. “Caso o sistema gere uma solução dinâmica de gestão e gerenciamento de tabelas de frete com regras independentes, poderemos atender um número muito grande de clientes em segmentos diferentes dos que atendemos hoje”.

A empresa de TI catarinense Axado, que desenvolve o gateway de fretes, explica que o sistema oferece benefícios para os dois lados: plataformas de e-commerce e lojistas virtuais. “É possível fazer o cálculo preciso de preços e prazos dentro da loja por meio da implementação das tabelas de frete. Há, ainda, a possibilidade de analisar relatórios de contratações e desistências de carrinho, criar campanhas específicas de frete e configurar as condições para entregas gratuitas”, reforça o CEO da empresa Guilherme Reitz.

Além de ter todos os contratos de transportadoras implementados por especialistas, a plataforma permite a criação de campanhas inteligentes de frete que aumentam a conversão de vendas das lojas virtuais. O sistema pode ser integrado às plataformas por plugins ou API – que seguem o padrão REST e utilizam o formato de serialização JSON. Não há requisito técnico para ativação do software. Pesquisa recente realizada pelo Axado mostrou que, de um total de 40 das principais plataformas de e-commerce do país, 30% estão integradas a um gateway de fretes.