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Pesquisa mostra serviços digitais que mais cresceram em 2014

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Em um levantamento realizado no final de 2014, a ABRADi-SP – Associação Paulista das Agências Digitais – identificou os serviços digitais que tiveram um maior volume de contratação comparado a 2013.

As cinco áreas que mais cresceram em ordem de importância de acordo com a pesquisa foram mídias sociais, conteúdo, desenvolvimento mobile, criação e desenvolvimento web. Para 47% dos entrevistados, os negócios foram melhores no ano passado do que no anterior, para 28% ficaram estáveis e para 25% houve queda no volume de serviços executados.

A pesquisa, respondida por 216 agências e agentes do mercado de comunicação digital, revelou o otimismo do setor para 2015. 71% acredita que o ambiente de negócios será melhor do que foi em 2014, 22% acha que a situação deve permanecer estável e apenas 7% responderam que as dificuldades na geração de negócios devem aumentar.

Questionados sobre a tendência de crescimento para 2015 por área específica, 30% das empresas acredita que mobile vai liderar o aumento, 16% apontaram serviços de conteúdo; 11% acreditam que haverá crescimento em mídia; planejamento, e-commerce e vídeos foram indicados por 7% dos participantes; SEO por 4%; e aplicativos por 3%.

Para o presidente da ABRADi-SP e CEO da ZAW, Alexandre Suguimoto, os resultados da pesquisa indicam maior maturidade do mercado digital. “Ficamos muito felizes ao perceber que para a maioria o ano passado resultou em crescimento nos negócios. Isso demonstra que o mercado digital está mais maduro e consolidado, pois 2014 foi um ano marcado pelas incertezas naturais comuns em época de eleição presidencial e atípico, com o acontecimento da Copa do Mundo no Brasil. Mesmo assim, o mercado ainda priorizou os serviços digitais”, declara Suguimoto.