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Personalização no e-commerce diminui o abandono de carrinhos de compra

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma das principais preocupações para um e-commerce é garantir que o consumidor em potencial finalize a compra no site. Nos Estados Unidos, o abandono de carrinhos durante o checkout, que é a etapa final para consolidar as vendas online, chegam a 65,23%, segundo estatísticas da agência de consultoria americana Invesp. Neste cenário, a loja virtual necessita estabelecer estratégias efetivas para diminuir este índice e, com isso, aumentar a taxa de conversão no varejo virtual.

Um dos recursos utilizados é desenvolver a personalização do ambiente de checkout, a partir de serviços especializados para o consumidor, como recomendação de produtos e integração com plataformas web. Com este objetivo, durante o Congresso E-Commerce Brasil Search & Vendas, que acontece nesta sexta-feira (15) em São Paulo, será apresentado o painel “Personalização do ambiente de checkout”.

No painel, estarão presentes os principais especialistas no tema: João Bernartt, fundador e CEO da Chaordic, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções de recomendação para o varejo online; Manoela Freitas, coordenadora do e-commerce da TAM; Luiz Pavão, diretor do comércio eletrônico da Daslu; e Fernando Guerreiro, head of business da Petlove. Serão discutidas as principais ferramentas para diminuir o abandono de carrinhos no e-commerce, assim como formas para aumentar as vendas no e-commerce.

Para Bernartt, a primeira ação a ser tomada é a recuperação dos carrinhos abandonados. “A comunicação certa, no momento certo e para a pessoa certa aumenta muito a taxa de conversão e a diminuição do abandono de carrinho. Mas não basta somente enviar um e-mail de lembrete. É possível aproveitar este momento de relacionamento com o cliente para aumentar o tíquete médio por meio de vendas cruzadas, desde que feito de maneira adequada.”