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Nova Pontocom fatura R$ 3,7 bilhões em 2012

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As vendas brutas totais da Nova Pontocom (NPC), empresa de e-commerce do Grupo Pão de Açúcar que opera os sites CasasBahia.com.br, Extra.com.br, Pontofrio.com, somaram R$ 3,7 bilhões em 2012, representando um aumento de 8,1% em relação ao ano de 2011. As informações foram divulgadas pela varejista nesta quinta-feira (21).

Pelos sites CasasBahia.com.br, Extra.com.br e Pontofrio.com, os sortimentos totalizam hoje mais de 120 mil itens disponíveis de acordo com o perfil de cada site. Com isso, a empresa afirma ter dobrado  o montante de itens de 2011 para 2012. Dentre as novas categorias vale destacar tablet, relógios, papelaria, flores e malas e acessórios.

Diversidade de Produtos e Serviços

2012 foi marcado por diversos lançamentos da Nova Pontocom. O Barateiro.com ePartiuViagens foram algumas destas novidades. A primeira, trata-se de site exclusivo para a venda de produtos com pequenas avarias, além artigos em ponta de estoque, com todos os produtos revisados pelos fabricantes e com garantia original de fábrica.  De acordo com a companhia, a iniciativa é mais um exemplo de expansão dos negócios da empresa e também uma aposta na área de Logística Reversa para oferecer o melhor serviço deste ramo no mercado. O segundo lançamento é a loja online que marca a entrada no setor de turismo e viagens, oferecendo pacotes diferenciados a preços competitivos.

Outro destaque de 2012 foi o lançamento do serviço de Lista de Casamento pela CasasBahia.com.br. O site, desenvolvido especialmente para auxiliar os noivos, possibilita uma gestão 100% online além de oferecer vantagens e ampla variedade de produtos.

Já o Extra.com.br lançou o ‘Extra Delivery’, com atuação também no ramo alimentar, enquanto o Pontofrio.com lançou o Meu Pontofrio.com, um serviço para a criação de lojas personalizadas no Facebook. A iniciativa está disponível tanto para produtores de conteúdo, que já disponibilizam ofertas em seus sites e blogs, como também para usuários desta rede social que queiram oferecer uma loja com mercadorias exclusivas para seus amigos.

Parceria com a Amazon

A Nova Pontocom também deu o que falar em 2012 ao selar parceria com a rival Amazon. O acordo permite que a varejista brasileira comercialize com exclusividade o Kindle no Brasil, pela loja virtual do Pontofrio.com, para quem visitar o site da Amazon no País.

Relacionamento com o Consumidor

Com cerca de 3 mil colaboradores, a companhia afirma ter investido na excelência do atendimento ao cliente como diferencial competitivo. Para tanto, foram idealizados treinamentos voltados não apenas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), mas também a outros públicos como fornecedores e colaboradores.

Um exemplo é o projeto “Ouvindo o Cliente”, voltado aos funcionários de todas as áreas. A importância do projeto na empresa fez com que o mesmo até ganhasse um mascote, que tem o nome de “Foninho” (criado a partir de uma campanha interna envolvendo todos os colaboradores). Para que todos os colaboradores possam interagir e ouvir o cliente, a empresa disponibiliza um totem composto pelo personagem, equipado com computador e um headset, no qual ouvem as gravações de pontos de melhoria apontados pelos clientes. Também existe um treinamento de imersão com o SAC da empresa, onde os colaboradores passam o dia interagindo com os clientes e mapeando oportunidades de melhoria nos processos da empresa.

Além disso, a varejista da internet disponibiliza canais de contato via telefone/televendas, e-mail e conversa por mensagens instantâneas (chat) em seu site. Por meio deles o cliente pode fazer as suas compras, esclarecer suas dúvidas, deixar sugestões e registrar qualquer tipo de manifestação. Também são realizados atendimentos via redes sociais pelas três bandeiras (CasasBahia.com.br, Extra.com.br e Pontofrio.com), e, liderada pela equipe do marketing digital, ação que está integrada a todas as áreas da empresa, com acesso direto ao SAC, logística, comercial, etc.

Logística

Atualmente a Companhia possui 8 centros de distribuição (CDs), sendo 4 em Cajamar (SP), 2 em Barueri (SP), 1 em Guarulhos (SP), e 1 em Irajá (RJ), representando cerca de 180 mil m² de CDs exclusivos, cujos estoques são 100% integrados. Para agilizar o processo de entrega de mercadorias, a empresa afirma ter investido na estratégia de desenvolver parcerias com algumas das principais transportadoras do Brasil, especializadas segundo o tipo de carga e de área de atuação, com contratos de exclusividade. Atualmente são 27 parceiros.