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Nordeste teve R$ 14 milhões em fraude online evitadas no primeiro trimestre do ano

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Entre os três primeiros meses do ano a região Nordeste teve 18.889 fraudes evitadas em compras online, totalizando R$ 14,6 milhões no período. As informações são do levantamento Estudo de fraude no comércio eletrônico – 1T/2014, realizado pela ClearSale, empresa especializada em prevenção à fraudes, responsável por aproximadamente 80% das análises feitas no e-commerce.

Destaca-se a procura dos fraudadores por telefonia celular: nesse segmento, 13,6% das compras realizadas foram identificadas como fraude e dessa maneira a transação criminosa foi evitada. Itens de Informática ficaram em segundo lugar com 10,8%; seguido por games, com 10,7%. Itens de beleza representaram 7,9% e em último lugar, itens automotivos, com 6,1% de compras de má fé evitadas. A média geral da região foi de 4,6%.

Forma de pagamento favorita do consumidor, o uso do cartão de crédito deve ser acompanhado de perto, segundo Gabriel Firer, coordenador de Projetos Corporativos da ClearSale. Sempre é aconselhado o monitoramento do extrato no momento das compras, confirmando valores e pedidos efetuados.

Outro ponto que deve ser levado em conta, de acordo com o especialista, é confirmação da compra feita por telefone, especialmente nos pedidos de alto valor. Em caso de ligação, é importante averiguar a idoneidade da empresa, confirmando os dados da transação, informações disponíveis apenas por ela.