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IRCE 2013 debate estratégias e desafios para qualificar a experiência de compra online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Comitiva brasileira na IRCE 2013, em Chicago (EUA), acompanhou debates sobre tendências como vendas mobile e soluções de personalização

O debate de novas tendências, inovações e estratégias para o e-commerce mundial é o que movimentou as palestras durante o Internet Retailer Conference & Exhibition (IRCE 2013), o maior evento internacional de comércio eletrônico, que aconteceu de 4 a 7 de junho, em Chicago (EUA). Mais de 10 mil participantes e 600 empresas expositoras tiveram contato com temas como o crescimento de vendas mobile, aumento da experiência de compra para o usuário, utilização de Big Data, entre outros tópicos, reforçados por palestrantes reconhecidos, como o vice-presidente Al Gore, durante as discussões do IRCE.

A comitiva brasileira esteve presente e foi organizada pela missão da Rakuten, marketplace de referência no Japão e que também atua no Brasil. Para o gerente de marketing da Chaordic, Roberto Kakihara, que integrou a expedição, os desafios que o mercado americano enfrenta em relação ao e-commerce são os mesmos que o brasileiro, só que em uma proporção de faturamento 10 vezes maior. “Nos EUA existem fornecedores para quase todos os tipos de serviços, assim como lojas virtuais para quase todos os nichos. O comércio eletrônico americano é muito competitivo, no entanto, os desafios são parecidos com o nosso mercado”.

Segundo Kakihara, que também trabalha com o relacionamento de clientes da Chaordic, empresa de tecnologia que desenvolve soluções de recomendação para o e-commerce, o crescimento no uso de dispositivos mobile, a integração de canais de vendas e uso de redes sociais são questões diárias enfrentadas pelos mercados americano e brasileiro de vendas digitais. No entanto, o caminho para o sucesso é apostar na personalização de conteúdo e investir na experiência de compra do consumidor.

Durante a palestra do CEO da HSN, Mindy Grossman, considerado o 24º maior e-commerce dos EUA, o uso da personalização e recomendação para o varejo virtual foi uma das soluções apontadas para aumentar as vendas e aproximar a relação com o consumidor na internet. “Nós pensamos em mobile primeiro, e a partir da tela de um smartphone nós imaginamos como deve ser a experiência das pessoas no tablet, no desktop etc. O nosso consumidor é jovem, influente e diverso. Um grande foco da HSN é dar um bom motivo para os nossos clientes primeiro checarem o que está acontecendo com a HSN antes mesmo de chegar a previsão de tempo do dia” – destacou Grossman.

Por: equipe da Chaordic na missão da Rakuten ao IRCE 2013.