Logo E-Commerce Brasil

IPO de varejista chinesa Alibaba deve superar o do Facebook

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Investidores estão animados com a oferta pública inicial (IPO) da Alibaba, maior empresa de comércio online da China, responsável por 80% desse mercado no país. Apesar de ser pouco conhecida em outros países, a Alibaba tem receitas de vendas e lucro líquido maiores do que a Amazon e o eBay juntos. Em seu mais recente balanço financeiro, a companhia registrou crescimento de 66% nas vendas no último trimestre de 2013 em relação ao ano anterior, atingindo US$ 3 bilhões.

A expectativa é de que a oferta inicial da Alibaba se torne uma das maiores entre empresas de tecnologia, ultrpassando, por exemplo, a estreia do Facebook na bolsa de valores, que rendeu à empresa US$ 16 bilhões, colocando seu valor no mercado em US$ 104 bilhões.

Além do seu tamanho gigantesco e de operar no maior mercado de internet do mundo, outro motivo da expectativa dos investidores é o desempenho de companhias similares na bolsa de Nova York.

A Weibo, por exemplo, é uma rede social chinesa similar ao Twitter, e apresentou alta de 20% no preço do papel em seu primeiro dia na Nasdaq. Ela fez sua estreia na bolsa na última semana, e deixou os investidores otimistas em relação à Alibaba.

A Alibaba também tem conseguido aumentar o valor de empresas americanas. As ações do Yahoo, que detém 24% da empresa chinesa, chegaram a subir mais de 9% um dia depois de a Alibaba ter divulgado sua receita.

Por: Terra