Logo E-Commerce Brasil

Índice de pagamentos móveis revela Ásia como potência no M-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Reino Unido mantém liderança mundial e taxas de autorização móveis ultrapassam as de desktop

O levantamento realizado pela Adyen capturou dados de transações online de mais de 3.500 empresas clientes e revelou que os pagamentos feitos por dispositivos móveis contribuíram com 23,3% do total de pagamentos online no trimestre, um aumento de 21,5% em relação ao último trimestre.

Ásia registra o maior crescimento, Europa mantém liderança mundial

A Ásia tem atualmente a segunda maior proporção de transações móveis dentre as regiões analisadas (Europa, América do Norte, Ásia e América Latina), com 17% dos pagamentos online. Comparando agosto de 2013 a agosto de 2014, o continente asiático registrou o maior crescimento nos pagamentos móveis de todas as regiões, com um aumento de 58%.

Já a Europa manteve a liderança entre as regiões analisadas, com média de 24% para transações móveis no trimestre. O continente europeu também registrou um forte crescimento de 34% de agosto de 2013 a agosto de 2014. O Reino Unido lidera no bloco europeu e nas demais regiões, com média de 41% para pagamentos móveis no terceiro trimestre, seguido pela Holanda e Espanha, com 26%; França, com 18%; e Alemanha, com 16%. A América do Norte permanece estável, com 16,7%, e a América Latina, abaixo das outras regiões analisadas, com 6% no período.

“O futuro pertence às empresas que continuarão a se adaptar às preferências de pagamento móvel locais e agilizar o fluxo de caixa. A Evernote, por exemplo, viu uma elevação de 10% após a implementação de um checkout móvel otimizado para Alipay, o mais popular método de pagamento online na China”, afirma Roelant Prins, Diretor Comercial da Adyen.

Taxas de autorização móveis ultrapassam as de desktop

Curiosamente, o Índice revela que as taxas de autorização de pagamentos online são mais elevadas em dispositivos móveis em relação aos desktops, com uma média de 88,1% versus 86,7% para os meses de agosto e setembro. Além disso, a proporção de transações recusadas pelos bancos em dispositivos móveis é 1,5%, menor que em desktops.

“Isso reflete o aumento das empresas que estão colocando ênfase sobre a implementação do processamento de pagamentos móveis, agora que ele se tornou um dos principais canais de venda. A possibilidade de escolher o seu meio de pagamento é imprescindível para uma experiência de compra positiva”, acentua Jean Christian Mies, vice-presidente sênior da Adyen para a América Latina.

Bens Digitais versus bens físicos em desktop, tablet e smartphones

O Índice analisa indústrias verticais divididas por bens digitais (como jogos, serviços como filiações a clubes , reservas de hotéis e passagens) versus bens físicos / varejo (como roupas, móveis, eletrodomésticos e mantimentos). Os dados mostram que em todo o terceiro trimestre, as pessoas usaram mais smartphones do que tablets na compra de bens digitais:

  • Bens Digitais: desktop (72%); smartphone (20%); tablet (8%);
  • Bens Físicos: desktop (71%); smartphone (11%); tablet (18%).
  • O valor médio de transação de bens físicos é maior, com € 86,1 contra € 26,2 para bens digitais. Essa correlação sugere que as pessoas estão mais confortáveis fazendo compras de maior valor em tablets. A tendência dos consumidores para adquirir bens digitais em um tablet em vez de smartphones sugere que as telas maiores oferecem uma melhor experiência de compra na hora de visualizar e navegar em busca de produtos físicos.

Participação de smartphone cresce

O levantamento da Adyen mostra uma clara preferência por smartphones em relação aos tablets, com 57% do total de pagamentos móveis entre julho e setembro feitos via smartphone, em comparação aos tablets com 43%. Conforme observado no Infográfico do Índice de Pagamentos da Adyen, a participação das transações via smartphones continua em crescimento, enquanto a participação dos tablets parece estabilizar. Isso se correlaciona com a tendência do consumidor para smartphones com telas maiores e um nivelamento da venda dos tablets.

Sistemas operacionais: iOS versus Android

No 3° trimestre, o sistema iOS em tablets e smartphones ainda lidera com 62% em relação ao Android, com 38%. Porém, se comparado com o 2º trimestre, com 69% do iOS para 31% do Android, é possível notar uma evolução do sistema operacional desenvolvido pelo Google. Nas regiões analisadas, a participação para o mês de setembro de 2014 foi a seguinte:

  • América do Norte: 4,3% de todos os pagamentos online foram feitos no Android, enquanto que o iOS representou somente 11,8%;
  • Europa: 8,3% em Android versus 15,6% em iOS;
  • Ásia: 7,5% em Android versus 10,1% em iOS;
  • América Latina: 2,1% em Android versus 3,3% em iOS.
  • No entanto, há também uma grande variação na participação de mercado dos sistemas dentro das regiões. Por exemplo, na Malásia, Espanha e Argentina, o Android responde por 69%, 55% e 69%, respectivamente, de todas as transações móveis.

“Com 40% de representatividade dos pagamentos móveis em alguns países, como o Reino Unido, o Índice de Pagamentos Móveis da Adyen confirma recentes resultados de pesquisas que mostram que os pagamentos omni-channel e pagamentos móveis serão dois dos três principais desafios para os varejistas em 2015. “Otimizar os pagamentos neste rápido crescimento do canal móvel exige mais do que um “copie e cole” das melhores práticas relacionadas com a área de trabalho. Exige uma visão estratégica do pagamento móvel”, destaca Pascal Burg, Diretor da Edgar, Dunn & Company, consultoria estratégica.