Logo E-Commerce Brasil

Google responderá por 55% dos anúncios de buscadores em 2015

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os gastos com anúncio digital no mundo alcançarão $170,85 bilhões em 2015, de acordo com novas estimativas do eMarketer, e pela primeira vez houve um recorde nos investimentos em anúncios nos buscadores. Este ano, esse tipo de publicidade será responsável por $81,59 bilhões de dólares, um aumento de 16,2% em relação a 2014. Até 2019, os investimentos devem chegar a $130,58 bilhões em todo o mundo, e devem continuar crescendo cerca de 10% por ano.

O Google ainda domina o mercado dos buscadores e a estimativa é de que a empresa tenha um crescimento de 15,7% em receita de buscas este ano, um crescimento de $44,46 bilhões de dólares em todo o mundo. Isso significa que a empresa poderá ser responsável por 54,5% deste share em 2015. Enquanto o Baidu está colhendo os frutos dos benefícios da proibição do Google na China – e é claro, aproveitando o crescimento do acesso da população à internet no país – seu aumento de share em anúncios no buscador foi de 8,8% em todo o mundo este ano, um aumento de 7,6% em 2014.

O market share é uma comprovação do crescimento e da influência do mercado digital na China a nível global. Os investimentos em anúncios nos buscadores no país totalizarão $14,90 bilhões este ano, um aumento de 32,8% de 2014, que será responsável por 18,2% de todo o investimento em buscas no mundo. Em comparação, o mercado de anúncios nos buscadores nos Estados Unidos alcançará $25,66 bilhões este ano.

Uma das razões principais para o sucesso do Baidu na China – bem como o Sohu, outro player que é líder no mercado chinês – tem sido o forte crescimento do ecommerce, não apenas em cidades grandes como Beijing ou Shanghai, mas também em cidades menores. Em todo o país, consumidores estão crescentemente comprando mais produtos no varejo online, e existe um forte uso dos buscadores por estes novos compradores online.

Microsoft e Yahoo também são players importantes a nível mundial, porém, juntos detêm apenas 6,5% do mercado de anúncios em buscadores em 2015. Bing viu um grande crescimento em 2014, traduzido para um crescimento de share de 3,7% para 4,2% em 2014. A empresa espera manter o mesmo nível em 2015.

Já o Yahoo está começando a diminuir o ritmo e espera ver um crescimento de 6,9% em receita de busca este ano, seguindo o crescimento de 4,8% em 2014. Mundialmente, o Yahoo tem 2,3% do share no mercado de buscas em 2015.

Com informações de: eMarketer