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Forrester e ECB revelam dados de marketing e recursos dos sites de e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Forrester divulgou hoje a terceira parte da série da pesquisa “Retail eCommerce in Brazil“, realizada pela Forrester em parceria com o E-Commerce Brasil, que revela dados inéditos do varejo brasileiro.

A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e setembro de 2014 com mais de 300 empresas de diversos segmentos do varejo. A primeira parte da pesquisa, intitulada Retail eCommerce in Brazil: Key Metrics, mostrou resultados surpreendentes sobre diferentes métricas de performance (KPIs) do e-commerce, como taxas de conversão, ticket médio, taxas de devolução e vendas realizadas através de smartphones e tablets.

Já a segunda parte, intitulada Retail eCommerce In Brazil: Team Headcount, Priorities And Challenges, mostrou o crescimento do mercado, o tamanho das equipes de e-commerce e revelou quais são as prioridades dos varejistas.

Agora, a terceira e última parte da pesquisa mostra quais são as estratégias de marketing empregadas pelos varejistas virtuais no Brasil e as funcionalidades e os recursos adotados em seus sites.

Veja alguns resultados da última parte:

Varejistas online continuam confiando fortemente em algumas estratégias fundamentais de marketing. Apesar das novas e emergentes opções de marketing estarem à sua disposição, líderes de e-commerce continuam priorizando o search (busca) e o email marketing como as estratégias mais eficazes para prospectar clientes. Por isso, não é de se espantar que para os varejistas online que possuem lojas físicas a publicidade offline é mais eficaz que outros tipos adotados pelos varejistas que atuam apenas no online. E, para esses varejistas online, as redes sociais são uma fonte particularmente boa para aquisição de clientes.

yle="color: #333333;">O mercado de e-commerce está abraçando uma mais ampla variedade de funcionalidades e recursos nos sites, mas alguns ainda estão muito atrás nesta lista. No Brasil, a esmagadora maioria dos varejistas online oferece uma variedade de opções de atendimento ao cliente online, e recursos como recomendações de produtos e classificações são agora difundidos. No entanto, outras áreas como checkout otimizado são menos comuns. Menos de um terço dos varejistas online pesquisados oferece uma página de checkout, enquanto uma quantidade ainda menor de varejistas oferece a possibilidade de pagamento para visitantes – opções que tendem a se popularizar entre os consumidores online.

Recursos visuais também estão se tornando mais comuns em sites de comércio eletrônico. No Brasil, recursos visuais como zoom da imagem do produto são implementados pela maioria dos varejistas pesquisados. Outros recursos, como vídeos, são oferecidos atualmente por menos da metade dos varejistas online pesquisados, e ainda um número igual de varejistas planeja oferecer vídeo em seus sites daqui para frente. As ferramentas de dimensionamento virtuais – que só tendem a atrair varejistas em certas categorias – são implementadas de forma limitada: menos de 10% dos varejistas online oferecem ferramentas de dimensionamento virtuais, e a maioria disse que está planejando adicionar o recurso imediatamente em seus sites.

A Forrester também divulgou que em sua próxima pesquisa vai fazer uma previsão de cinco anos para os mercados de comércio eletrônico de Brasil, Argentina e México.

Confira a pesquisa no site da Forrester: http://bit.ly/1BKBCnm