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Executiva da Forrester mostra tendências do varejo digital a partir das vendas de fim de ano

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Durante o evento BIG Show da Retail, Sucharita Mulpuru, vice-presidente e principal analista da Forrester, mostrou uma visão geral de o que os feriados representam para os varejistas e apontou tendências para o setor em 2012.

De acordo com os dados apresentados por Mulpuru, o bolo online continua crescendo, o que não surpreende os varejistas que registraram recorde de vendas e de crescimento no ano passado.

A temporada de feriados de 2011, especificamente, revelou quatro tendências principais:
– 55% dos consumidores esperam frete grátis em todos os pedidos, e clubes como Amazon Prime e ShopRunner estão crescendo.
– durante o período, buscas pagas e e-mail representaram 37% e 17%, respectivamente, dos gastos dos varejistas com marketing.
– crescimento de compras móveis, o que tem levado os varejistas a investor e a planejar melhor o setor. Além disso, o cross-channel está tendo um impacto maior, já que as pessoas estão usando seus dispositivos móveis para fazer muito além de compras – estão localizando lojas próximas, usando apps especiais para compras, entre outras ações.
– social commerce está abaixo das expectativas. Na verdade, as redes sociais são bem negligentes como uma fonte para medir vendas, mas elas ainda são prioridade para alguns varejistas.

As lições aprendidas na temporada de feriados de 2011 afetam o futuro próximo do varejo digital, já que, em breve, o setor será responsável por 20% das vendas no período nos EUA. E-mail e buscas continuarão a crescer, e os varejistas precisam focar no mobile. É importante também ressaltar que a influência do Facebook existe, mas ela é menor dos que os varejistas pensavam.

Além disso, de acordo com Mulpuru, quarto empresas de tecnologia afetam diretamente o varejo digital: Amazon, Google, Apple and Facebook. Sendo assim, os varejistas devem utilizá-las como modelos de agilidade e de contratação.

Com informações de Retail´s BIG Blog