Logo E-Commerce Brasil

Estudos mostram as preferências dos brasileiros ao acessar a internet

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

Gráficos trazem dados sobre os internautas brasileiros e faz comparações com usuários de outras regiões do mundo sobre seus mecanismos de busca, browsers e sistemas operacionais

A AT Internet divulga o seu relatório mensal com estudos detalhando as preferências dos brasileiros quando o assunto é navegar pela internet. Os dados consolidados mostram números que apontam quais são os principais buscadores, navegadores e sistemas operacionais usados.

No mês de novembro, os estudos da AT Internet apontam queda no percentual de usuários brasileiros que fazem uso do Google para realizar suas pesquisas. Há um mês esse número era de 97,1% e agora 96,4%. Apesar da leve queda, a liderança é mantida com sobras, seguido por Yahoo! e bing, ambos com 1,3%. O Baidu, que no mês anterior apareceu pela primeira vez entre os cinco primeiros, agora está na quarta posição, com 0,3%.

Sobre os navegadores, o uso Google Chrome mostra leve crescimento, passando de 61,1% para 61,8% da preferência dos internautas. O líder dos navegadores também cresceu na América Latina, evoluindo de 59,4% para 60,3%. No Brasil, o browser é seguido pelo Internet Explorer, com 10,2% dos pesquisados; FireFox, com 9,1%; e Safari, com 8,2%. Na Europa os números são mais próximos, tendo o Google Chrome utilizado por 34,7%, seguido por Safari (19,7%), Internet Explorer (19,5%) e Firefox (18,9%).

Novembro também apontou crescimento na liderança na Microsoft como sistema operacional, passando de 67,6% em suas versões Windows para 68% no Brasil e de 68,6% para 69,9% na América Latina; na Europa houve pequena queda, de 65,9% para 65,8%. O Google OS ficou em segundo lugar na preferência do Brasil e da América Latina, enquanto na Europa a vice-liderança ficou com a Apple.

Confira aqui todos os resultados do estudo:

brazil_data_dec