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Empresas de e-commerce estão entre as mais odiadas por consumidores

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um novo levantamento realizado pela MITI Inteligência, com dados compilados de alguns dos principais sites de reclamações do Brasil (ReclameAqui, Reclamão e NuncaMais), mostra que empresas de e-commerce estão entre as mais odiadas por consumidores, o que deve servir de alerta para todo o setor.

Segundo o estudo, dentre as empresas que apresentaram o maior número de reclamações, Tim Celular, Americanas.com e Claro encabeçam a lista. Oi Telefonia, Telefônica Speedy TV, Groupon, Net TV e banda larga, Submarino, Compra Fácil e Sky completam o ranking.

“Com base nos dados anteriores, percebemos que a Tim, a Americanas.com e a Claro já eram as três empresas com maior número de reclamações em 2010. No total, a quantidade de denúncias cresceu consideravelmente – em geral, mais de 100% – para todas as empresas. Isso acontece porque o consumidor entendeu que a web e as redes sociais permitem um relacionamento mais direto com as marcas, que buscam responder de forma mais rápida às solicitações”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.

Dados do “SAC 2.0” ainda mostram que dentre as empresas da lista, seis estão levando mais tempo para atender a reclamações dos consumidores em sites especializados. No entanto, duas das principais lojas virtuais brasileiras – Submarino e Americanas.com – reduziram o tempo de atendimento ao cliente em mais de 50%.

“Quanto antes houver a resposta, mais rápido o cliente ficará satisfeito e menor será a repercussão negativa por meio das redes sociais. É importante lembrar que vídeos, tweets e posts precisam de poucos segundos para chegar a milhares de pessoas”, alerta Elizangela.

O levantamento chama a atenção para o crescimento da insatisfação dos consumidores brasileiros com sites de compras coletivas. “O crescimento dos sites de compras coletivas – tanto em quantidade de canais quanto em número de usuários – acabou gerando um aumento também no número de clientes insatisfeitos.” Apenas o site Groupon recebeu em 2011 mais de 14 mil denúncias nos sites de reclamação. Em 2010, o número era pouco mais de mil. O canal é o mais reclamado do segmento, seguido do Peixe Urbano e do Click On.