Logo E-Commerce Brasil

Em 2013, e-commerce deve crescer em 25%, afirma e-bit

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com dados da e-bit, especializada em informações do e-commerce, estima-se que as vendas no comércio eletrônico cresçam 25% neste ano, em comparação a 2012.

O levantamento divulgado hoje, 16, aponta que, no Brasil, as operações no e-commerce devem facturar R$ 28 bilhões em 2013, consequência da boa fase econômica do País e do aumento das vendas dos tablets e smartphones.

Segundo Cris Rother, diretora de negócios da e-bit, a adesão aos dispositivos móveis por parte dos brasileiros vai aumentar cada vez mais devido a redução dos preços, conforme aponta o índice Fipe Buscapé, e também pela alta demanda por pacotes de banda larga com valores mais acessíveis. “A cada ano vemos maior adesão dos brasileiros a dispositivos móveis. Somente em 2012 a queda de preços dos celulares em comparação a 2011 foi de 13,41%”, justifica a diretora.

Ela ressalta ainda a participação da classe C neste cenário. De acordo com Cris, 56% dos novos consumidores pertencem a este grupo, fomentando o crescimento do faturamento do setor. No entanto, há de se observar que o endividamento das famílias também pode interferir negativamente nos resultados das vendas on-line. “Em novembro, por exemplo, 59% das pessoas disseram estar endividadas, sendo que e 6,8% declararam que não terão como pagar as dívidas, o que acaba refletido também no e-commerce. Caso esse endividamento fosse menor, o e-commerce poderia crescer ainda mais”, reconhece.

Os eventos esportivos também têm significativa contribuição para a ascensão do e-commerce em 2013. “Vimos em 2010 um movimento muito forte na venda de eletrônicos, especialmente TV’s de LED e tela fina, por conta da Copa do Mundo. Em 2013, teremos a Copa das Confederações, o que pode antecipar essa renovação dos aparelhos visando a Copa de 2014″, prevê a executiva.