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Infográfico: o comércio eletrônico brasileiro em números

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Nem mesmo a crise econômica do Brasil diminui o ímpeto do e-commerce nacional. Em 2016, por exemplo, a expectativa do setor ainda é crescer 8%, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), enquanto que o PIB brasileiro deve recuar 3,35% de acordo com estimativas do mercado. Os números positivos atraem empreendedores dispostos a montarem suas lojas virtuais e aproveitarem os benefícios das vendas online.

Analisando um pouco mais as lojas virtuais, é possível perceber que 73,8% delas possuem certificado SSL e 58,8% não tem serviços de pagamento integrados. Além disso, 23,7% dos varejos virtuais são PMEs. Com relação às vendas, 30% são feitas via mobile e 20% via marketplace. O aumento dos consumidores que preferem o ambiente virtual para fazer compras gera a expectativa de faturamento do e-commerce de R$ 52 bilhões para este ano.

Contudo, é preciso estar atento: o empresário precisa buscar informações de diversas áreas para montar um comércio eletrônico que consiga sobreviver aos primeiros meses. Confira alguns índices das vendas online no infográfico, com dados da ABComm, Webshoppers e da BigData Corp., empresa especializada na captura e estruturação de dados em larga escala.

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