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Brasileiros passam menos horas online

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Apesar da quantidade de internautas ativos ter crescido 17% em um ano na América Latina, a quantidade de tempo gasto online caiu em toda a região, incluindo o Brasil, de acordo com dados do estudo “2014 LATAM Digital Future in Focus“, da comScore, divulgado nesta sexta-feira, 12/9.

Um fenômeno relevante, principalmente se levarmos em consideração que o painel da comScore contabiliza apenas a navegação feita a partir de PCs e laptops, desconsiderando as plataformas móveis.

Em 2013, os latino-americanos gastavam 26,1 horas online por mês, e os brasileiros, 35,6 horas. Em 2014, o tempo online dos latino-americanos caiu para 21,7 horas e o dos brasileiros para 29,4 horas. Os uruguaios passaram a ser os consumidores que mais horas ficam online por mês no continente: 32,6 horas.

Em comparação com  estudo de 2013, a América Latina responde agora por 10% da audiência global da internet, em vez de 9%.

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E onde nós latinos gostamos de ir quando estamos online?

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Se olharmos apenas para as redes sociais, a audiência na região cresceu 15%, entre junho de 2013 e junho de 2014, atingindo 167,43 milhões de visitantes únicos. Cinco países da América Latina estão entre os Top 10 em alcance no mundo, com reach acima de 96 e, ao contrário do que poderíamos supor, o Brasil não é um deles.

Nos  posicionamos  abaixo da média latino-americana (95), apesar de sermos maioria entre os usuários do Facebook, segundo a própria rede social, que em seus números inclui também os acessos via plataformas móveis.

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Este ano, a pesquisa da comScore não informou a quantidade de  horas mensais passadas pelos latino-americanos em sites de redes sociais. Em 2013, eram 10 horas. É possível que tenham caído um pouco também, a medida que a audiência migra de forma acelerada para os apps móveis.

Má notícia para os  jornais – O alcance dos sites de notícias caiu em toda a região, passando de 85,5% em 2013 para 58,1% em 2014. No Brasil, a queda foi de 88,4% para 63,9%.

Vídeos em alta – Confirmando dados de outras empresas especializadas em métricas da audiência na internet, a grande audiência de vídeos online no Brasil é um dos destaques do estudo.

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Fonte: IdNow