Logo E-Commerce Brasil

Atualização do Google pode reduzir em 22% as visitas a sites genéricos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os portais ao redor do mundo estão comentando a nova atualização do algoritmo de busca do Google, conhecido como “Phantom”, ou em tradução literal, “Fantasma”. Esta atualização poderá impactar o tráfego de sites que produzem conteúdos genéricos e irrelevantes, em cerca de 22%.
 
Diferente de atualizações anteriores, como o Pinguim, que puniam sites que  utilizavam de super otimização em páginas específicas, o “Fantasma” pune sites inteiros focados apenas em atrair tráfego. Segundo fontes, essa atualização poderá impactar em sites muito populares fora do Brasil, como eHow, WikiHow e Answes.com.
 
O Google, entretanto, não comentou oficialmente a atualização. “Movimentos do Google como esses, de reduzir tráfego a sites focados em atrair paraquedistas e sem uma linha editorial clara, podem ser percebidos nos últimos anos”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion, agência líder em SEO (search engine optimization) no Brasil. “A solução é que as marcas atendam a nichos específicos e tenham linhas editoriais claras”, conclui Ivo.