A norte-americana Amazon deve iniciar sua operação de varejo na web brasileira a partir do início de mês de setembro de 2012, segundo informações publicadas na edição impressa desta quarta-feira (21/03) do jornal Brasil Econômico.
Embora seja desconhecida a quantia que a varejista pretende investir em sua nova operação, poucos ariscariam dizer que ela não vem para brigar pela liderança com grupos poderosos do e-commerce brasileiro, como a B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e a Nova Pontocom (Extra, Casas Bahia e Ponto Frio).
Ainda assim, se for confirmada esta informação, não será uma tarefa fácil o processo de consolidação da Amazon em terras brasileiras, não só pela concorrência, mas pela infraestrutura de logística, por exemplo, que é extremamente complexo de se gerir, principalmente em um país com a extensão territorial do Brasil.
Neste sentido, é esperado que a Amazon.com inicialmente comercialize produtos de pequeno porte e que possam ser transportados via Correios, como livros e DVDs. Além disso, segundo o jornal, a varejista estaria à procura de um centro de distribuição no Estado de São Paulo.
A Amazon.com fechou o ano de 2011 com um faturamento de 48,8 bilhões de dólares, sendo US$ 17,4 bilhões movimentados somente no quarto trimestre, o que a torna a maior empresa de e-commerce do mundo.