Logo E-Commerce Brasil

Alibaba já é o sétimo maior site de e-commerce do Brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Alibaba já é o sétimo maior site de comércio eletrônico do Brasil em audiência, segundo dados da consultoria americana comScore.

Os sites da varejista chinesa estão à frente de nomes tradicionais do varejo brasileiro, como Magazine Luiza, Livraria Saraiva, Centauro e Dafiti, e de operações internacionais, como o eBay.

À frente do Alibaba estão o Mercado Livre, a B2W (Americanas.com e Submarino), Netshoes, Buscapé, Nova Pontocom (Casas Bahia e Ponto Frio) e Walmart.

Em agosto deste ano, 9,4 milhões de pessoas acessaram os sites do Alibaba, que vai abrir o capital na bolsa de Nova York, nesta sexta-feira 19.

Há um ano, os sites do Alibaba, como o AliExpress e o Alipal, contavam com uma audiência de 3,5 milhões de visitantes únicos.

Nestes doze meses, seu número de visitantes saltou 168%. A audiência da internet brasileira, no mesmo período, cresceu 13%, chegando a 86 milhões de usuários.

O grande destaque fica por conta do AliExpress, operação que vende produtos de atacadistas chineses.

Há um ano, ele contava com a visita de 1,7 milhão de usuários. Em agosto, foram 8,2 milhões, salto de incríveis 382%.

O Alipay, um meio de pagamento online semelhante ao Paypay, do eBay, passou de 56 mil visitas, em agosto de 2013, para 750 mil, no mês passado, avanço de 1.239%.

O Alibaba, fundado pelo ex-professor de inglês Jack Ma, em 1999, deve ser protagonista de uma das maiores aberturas de capital de todos os tempos.

As estimativas indicam que pode captar quase US$ 22 bilhões com seu IPO, um dos maiores de todos os tempos. Se um lote suplementar for exercido pelos bancos, pode chegar a US$ 25 bilhões, a maior abertura de capital da história.

Fonte: IstoÉ Dinheiro