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96% dos executivos reconhecem resultados do uso de big data

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

92% dos executivos que estão utilizando Big Data em seus negócios estão satisfeitos com os resultados. A pesquisa que foi realizada pela Accenture (NYSE: ACN) revela que 89% dos entrevistados classificaram como extremamente importante para a transformação digital e 82% concordaram que Big Data é uma fonte significativa de valor para suas empresas. No Brasil o índice é ainda maior, 96% dos executivos o consideram como extremamente relevante para a transformação digital.

Onde o Big Data estimula benefícios de negócios:

Os executivos entrevistados afirmaram que suas empresas usam Big Data moderadamente ou extensivamente para identificar novas fontes de receita (94%); reter e conquistar clientes (90%); e desenvolver novos produtos e serviços (89%). No Brasil, os números sobem para 98%, 96% e 92%, respectivamente.

O estudo também indica que muitas empresas estão vendo os impactos do Big Data nos negócios. Os executivos observaram amplos resultados comerciais tangíveis para:

  • Encontrar novas fontes de receita (56%);
  • Desenvolver novos produtos e serviços (50%);
  • Conquistar e manter clientes (47%);
  • Melhorar a experiência do cliente (51%).

No Brasil, os índices são maiores para:

  • Novas fontes de receita (68%);
  • Conquistar e manter clientes (51%);
  • Melhorar a experiência do cliente (55%);
  • O único índice menor no Brasil é relativo a desenvolver novos produtos e serviços (47%).
  • Perguntados sobre onde esperam que o Big Data tenha maior impacto em sua organização nos próximos cinco anos, 63% dos executivos disseram ser no “relacionamento com os clientes”; 58% no “desenvolvimento de produto”; e 56% em “operações”. No Brasil, os índices são ligeiramente menores para “desenvolvimento de produto” (57%) e “operações” (43%).

Desafios ao implementar Big Data. Os executivos também relataram os seguintes desafios na implementação de Big Data em suas organizações:

  • Segurança: 51% (o maior desafio citado pelos entrevistados);
  • Orçamento: 47%;
  • Falta de talento para implementar Big Data: 41%;
  • Falta de talento para executar Big Data e análises de forma contínua: 37%;
  • Integração com sistemas preexistentes: 35%;
  • No Brasil, o maior desafio apontado foi “orçamento”: (43%).

Recomendações para o sucesso do Big Data

Para que empresas e executivos obtenham o máximo de seus projetos de Big Data e ajudem a reduzir os desafios, a pesquisa aponta as seguintes tendências:

  • Explore todo o ecossistema de Big Data e seja ágil: fontes de dados e tecnologias de Big Data estão em constante fluxo. As empresas precisam aprender a estar atentas e serem ágeis para aproveitar as oportunidades decorrentes.
  • Comece pequeno e então cresça: ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, as empresas devem concentrar os recursos para obter valor do Big Data primeiramente em uma área de negócios, por meio de um programa piloto ou validação de conceito.
  • Foco na formação de competências: com “talento” sendo citado como um dos maiores desafios do Big Data, as organizações precisam desenvolver as competências de Big Data dos funcionários existentes por meio de treinamentos e desenvolvimento.
  • Sobre a pesquisa

A pesquisa abrange executivos de empresas que tenham completado pelo menos uma implementação de Big Data. Mais de 4.300 executivos foram selecionados. Os entrevistados eram de empresas com faturamento anual entre US$ 250 milhões e mais de US$ 10 bilhões. Destes, 97% detinham as seguintes posições: diretor operacional, diretor de informações, diretor de marketing, diretor financeiro, líder de análise, diretor de dados, diretor de análise ou equivalente, diretor de tecnologia, vice-presidente sênior de dados, análise ou tecnologia. As seguintes indústrias são abordadas na pesquisa: bancos, comunicações, bens e serviços ao consumidor, energia, provedoras de serviços e operadoras de planos de saúde, seguros e varejo. As empresas estão sediadas na Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Noruega, Cingapura, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA.

Fonte: Futurecom