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86% dos empreendedores abrem negócio ainda despreparados

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Levantamento feito pelo Ibope, a pedido da RSA Seguros, apontou que 86% dos pequenos empreendedores brasileiros admite que abriu sua empresa sem ter o conhecimento adequado sobre o que é ter um negócio, ainda despreparados.

Como consequência, 82% desses entrevistados disseram ter aprendido a gerenciar suas companhias na prática. Para a realização da pesquisa foram ouvidas, em agosto de 2014, mil pessoas que têm um negócio (49% dos respondentes), pretendem ter (45%) ou tiveram um nos últimos dois anos (6%).

Entre os que já têm uma empresa em atividade, o improviso em alguns aspectos fica evidente: quase a metade, ou cerca de 47%, afirma que calculou a viabilidade do negócio sozinho, enquanto outros 28% buscaram informações na Internet ou em revistas de negócios. Além deles, 22% dos empresários recorreram aos conhecimentos de uma consultoria especializada e 19% pediram conselhos para amigos e parentes.

Os futuros empreendedores mostram, no entanto, uma maior preocupação com o planejamento. Quase 60% de todos os ouvidos dizem que pretendem contar com uma consultoria para avaliar esse aspecto.

Quando o assunto são cursos de formação, como de negócios ou gestão, por exemplo, essa falta de planejamento fica evidente entre as empresas que naufragaram. Mais de 60% dos empreendedores que fecharam suas companhias não fizeram qualquer curso nessas áreas. Já entre os que continuam na ativa, 50% buscaram esse tipo de informação, enquanto 68% dos que abrirão um negócio dizem que vão buscar um curso nessa área.

Outro ponto importante observado pelo estudo é sobre o seguro corporativo. O segmento ainda é pouco adotado pelos pequenos negócios, segundo o levantamento. Entre os entrevistados que já possuem uma empresa, 75% afirmam não ter qualquer cobertura, apesar de 69% dos respondentes acreditarem que seguro é algo “muito importante” ou “importante”. Questionados sobre os motivos que os levam a negligenciar essa proteção, 37% admitem nunca ter pensado na necessidade, 33% acham caro e 29% acreditam que a medida não é necessária.

A pesquisa completa pode ser conferida no site da Conectaí Brasil.

Fonte: DCI