Logo E-Commerce Brasil

53% dos varejistas online preferem plataformas unificadas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Mais da metade (53%) dos empreendedores do varejo e executivos de tecnologia planejam implementar uma plataforma de ecommerce unificada nos próximos anos, um aumento de 50% em 2014. Considerando a próxima década, 86% dos varejistas planejam ter uma plataforma de ecommerce.

O novo estudo, conduzido em parceria com a National Retail Federation (NRF), E-commerce Europe, a E-commerce Foundation e Demandware entrevistou 300 executivos do varejo dos Estados Unidos, Europa e Austrália. Os resultados mostram que as mudanças nos hábitos de compra do consumidor requerem que os varejistas centralizem as plataformas de ecommerce através de um tradicional ponto de vendas, ecommerce, call center e canais mobile.

“Muitos varejistas já estão preparando as mudanças críticas necessárias para se manterem com a infraestrutura varejista, arquitetura e aplicações existentes. Os consumidores de hoje vão continuar a definir como os CIOs do varejo ajustam suas plataformas de comércio e negócio nos próximos anos que virão”, disse Tom Litchford, VP de varejo da NRF.

“Executivos de TI do varejo crescentemente querem unificar as plataformas de comércio para transpor os muitos pontos de contato do digital e tradicional que os consumidores acessam para servir melhor os consumidores, agilizar as operações de TI e melhorar os resultados”.

Mais de dois-terços dos entrevistados acreditam que uma plataforma unificada poderia melhorar margens, valor da marca e receita. 52% prevêem uma melhoria nos itens que impactam diretamente as margens, 46% esperam ver um crescimento em valor da marca e 38% acreditam que melhorias vão acontecer na média dos tíquetes-médios, promoções e taxas de conversão.

No período da pesquisa, 72% dos varejistas planejavam migrar para uma plataforma única. Para alguns varejistas, as plataformas são agora estendidas aos canais sociais como Facebook e Twitter.

Além disso, os entrevistados acreditam que consolidar plataformas de comércio poderia ajudar na inovação tecnológica e sua eficiência. Dois em cinco varejistas antecipam melhorias significativas em suas habilidades de encontrar demandas de negócio mais rápido e 35% prevêem melhorias na eficiência de TI em relação à segurança de dados, custos de manutenção e infraestrutura.

Com informações de: Fierce Retail