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Uma onda irresistível: pagamentos via celular

Vivemos uma onda silenciosa, mas importante, evolução dos meios de pagamento. Assim como as cédulas e moedas perderam espaço para o talão de cheques, que, por sua vez, foi superado pelo cartão de crédito, agora é a vez e a hora da moeda eletrônica das “carteiras digitais”. Embalado pela evolução tecnológica da comunicação, acompanhado pela democratização dos equipamentos digitais móveis, o comércio eletrônico tornou-se uma irresistível onda que gradualmente conquista o coração e o bolso dos consumidores.

E, com o comércio eletrônico, cresce também a adoção dos pagamentos móveis, que, no Brasil, devem atingir 80 milhões de usuários cadastrados até 2018, revela a consultoria Frost & Sullivan. De usuários de transporte público a vendedores porta-a-porta, de pequenos comerciantes a profissionais liberais e grandes empresas, todos têm a ganhar com a facilidade do novo sistema.

A velocidade da expansão da moeda eletrônica está atrelada à resposta de algumas questões importantes. Uma delas é definir a melhor plataforma tecnológica para esta operação, principalmente a que melhor atenda à segurança das transações. Uma recente pesquisa realizada pelo instituto Reputation Leaders em todo o mundo, publicada em maio passado, apontou que 59% dos consumidores temem que seus dados financeiros sejam roubados em operações via internet. O número sobe para 74% entre os brasileiros, paradoxalmente o povo mais aberto do mundo ao uso de equipamentos móveis para realizar pagamentos, segundo o mesmo levantamento.

Assim, é preciso conquistar o território da desconfiança, permitindo acelerar a mudança de comportamento do consumidor, que, em última análise, é quem vai ditar não só o timing, mas o grau de sucesso da nova modalidade.

Quanto à segurança, evidentemente nem consumidor, nem lojista, e muito menos instituição financeira, quer embarcar numa canoa furada que exponha seus dados. Na verdade, a escolha da plataforma ideal não é apenas uma questão de opção pela marca mais simpática ou popular, mas sim a plena garantia de que os pagamentos móveis realizados não caiam em mãos erradas, ou sejam objeto de fraudes. Aqui, faz toda a diferença a experiência adquirida em plataformas tecnológicas de pagamento eletrônico, fartamente testadas e aprovadas em todo o mundo, antes de confiar o envio ou recebimento de valores online, seja por meio de contas bancárias ou cartões de crédito.

Portanto, valorizam-se produtos financeiros que não apenas intermediam, mas agregam valor às transações domésticas e internacionais cada dia mais complexas, diante da diversidade de moedas, condições e fronteiras envolvidas. A boa reputação dos sistemas de proteção, atendimento com qualidade ao consumidor e ao varejista, e assumir os riscos da operação são os componentes fundamentais para que uma empresa do segmento ganhe a confiança de todos os envolvidos na cadeia de valor e lidere as soluções em pagamentos móveis.

Neste processo pioneiro, não há vencedores ou vencidos. Os agentes de transformação devem se dar as mãos – sejam fornecedores de soluções ou consumidores – em prol da disseminação do pagamento móvel, que certamente trará maior nível de segurança e benefícios evidentes para todos.