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Uma nova maneira de olhar para fatores de posicionamento

Os leitores já não são estranhos ao conceito dos fatores de posicionamento dos mecanismos de busca. Em geral, eles parecem entusiasmados quando um novo fator é descoberto e que pode fornecer um potencial crescimento no posicionamento. E quem não ficaria? Mas neste artigo eu gostaria de sugerir um novo foco na “floresta” do mundo dos fatores de posicionamento, ao invés das comuns “árvores” individuais.

Eu escrevo sobre SEO desde 1996, quando ainda nem o chamávamos de SEO e antes mesmo do Google existir. Nesses mais de quinze anos, eu não vi fim às tentativas de “perseguir um algoritmo”. Meu objetivo, ao escrever para um grande público, sempre foi destacar fatores importantes que sobrevivem ao teste do tempo.

Não sou contra os testes. Eu adoro boas descobertas, assim como todo mundo, desde que elas sejam reais, sustentadas por dados sólidos, ou que possam ser facilmente confirmadas (muitas não atendem a esse critério). Compreender se o primeiro uso de texto âncora tem outros usos, ou como as variações do texto âncora através da web, podem impactar o posicionamento parece algo fascinante. Isso pode ajudar a criar uma nova base para o SEO.

O que sou contra é perder tempo perseguindo coisas que podem não ser úteis para mais de um dia, semana, ou mês, comparando com o tempo gasto em fatores que sobrevivem ao tempo e que de fato importam.

A tabela periódica dos fatores de posicionamento do SEO

Este foi o gênesis por trás do Periodic Table Of SEO Ranking Factors (‘Tabela Periódica de Fatores de Posicionamento SEO’) que eu desenvolvi no começo de 2011, trabalhando com caras talentosos na Column Five Media:

Foi mais do que um trabalho pra mim, combinando minha profissão anterior – um repórter de gráficos de jornal – com a atual, como jornalista que escreve sobre mecanismos de busca e marketing de busca.

A tabela foi criada para destacar os fatores de posicionamento que eu considerava os mais importantes, de forma que qualquer SEO com alguma experiência poderia trabalhar com alguém com menos conhecimento e facilmente explicar, de maneira visual, as coisas que podem ajudar um site a partir de uma perspectiva de SEO.

Quer um bom posicionamento? Ter um conteúdo de qualidade ainda é um fator primordial. É por isso que este é o primeiro fato listado na tabela. Observe também a localidade do buscador – PI, que tem se tornado um grande fator de posicionamento que foi esquecido por alguns SEOs, que pressupõem que resultados “normais” ainda existem e, de certa forma, podem ser encontrados ao rodar proxies ou usando o truque pws=0. O Google personaliza os resultados de acordo com a sua geolocalização.

Os elementos de posicionamento

A tabela contém 4 grandes grupos de “elementos”:

  • Fatores na página;
  • Fatores fora da página;
  • Fatores de bloqueio;
  • Fatores de violação;

Aqui estão os elementos individuais:

Cada elemento individual tem o objetivo de manter as pessoas focadas nos problemas maiores relacionados àquele fator, o que temo ser algo que se perde quando novos SEOs entram no espaço, ou quando SEOs intermediários tentando construir suas habilidades e até mesmo quando experientes SEOs podem perder o fio da meada.

O cenário maior

Para ilustrar melhor, eu usarei alguns exemplos diferentes abaixo.

Por exemplo, uma palavra chave que está na primeira palavra na tag H1 é importante ou não?

A tabela periódica do SEO não é tão específica. Quando se trata de header tags — elemento Hh — ela tenta enfatizar os headers que tenha um impacto global e que as pessoas ainda devam pensar neles de forma geral:

As headlines e subheads usam header tags com palavras-chave relevantes:

Você deveria focar em “linkar domínios raíz com texto âncora de correspondência parcial”?

Para muitas pessoas, eu espero que a tabela enfatize o que elas procuram, ou seja, links de qualidade, ou o fator Lq.

Os links estão vindo de web sites respeitados, confiáveis, e de qualidade?

Você deve buscar por compartilhamentos do Facebook ainda que Matt Cutts, do Google, ter dito que os compartilhamentos do Facebook não importam? Apesar de pesquisas concordarem com Cutts e dizerem que o “Google não está usando os dados de compartilhamento do Facebook diretamente para posicionamento?

A tabela diz que sim, você deveria! E deveria porque tanto o compartilhamento social (Ss), quanto a reputação social (Sr) geralmente tem um impacto no posicionamentos de busca:

  • Aquelas pessoas respeitadas em redes sociais compartilham seu conteúdo?
  • Muitas pessoas compartilham seu conteúdo nas mídias sociais?

Talvez o Google não esteja usando o compartilhamento de dados do Facebook, mas esses compartilhamentos podem vazar do Facebook para links que recebem contagens do seu próprio jeito. Enquanto isso, o Bing com certeza usa os dados do Facebook como parte do seu sistema de posicionamento. E amanhã, o Google pode começar a usá-los, da mesma forma que do dia pra noite, em julho deste ano, ele perdeu os dados do Twitter.

Os sinais sociais não são vão apenas desaparecer. Eles são o novo link building. Exatamente como esses sinais são contados, os links também o são. E estarão sujeitos a uma mudanças específicas com o tempo e de difícil avaliação. Mas geralmente, você quer fazer o social.

Se você parou de fazer o trabalho do Facebook unicamente porque você decidiu que o “Google não se importa”, então você potencialmente ficará para trás se o Google decidir se importar no final das contas – sem falar no Bing e no recebimento direto de tráfego do Facebook.

Mais uma vez, não estou falando para não testar, não ter interesse específicos, ou não tentar aprender. Ao contrário: é um lembrete para focar nas coisas que de fato interessam. Veja o cenário maior, antes que você siga por um caminho no qual snão saiba se o LDA é real ou não.

É para isso que essa tabela serve. Espero que essa seja uma ferramenta útil e que facilite a complexidade do SEO.

Se você gostar da tabela, pode conseguir uma cópia aqui. Tem também o Guia dos Mecanismos de Busca para SEO, que explica em detalhes vários tópicos e conceitos. Veja também recursos extensivos na página What Is SEO?, que inclui outros 2 guias que as pessoas deveriam conhecer: o SEOmoz SEO guide, e o do próprio Google.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/a-new-way-at-looking-at-ranking-factors