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Um negócio de ouro: joias e semijoias ganham destaque no ecommerce

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Com os avanços da tecnologia na última década, os consumidores passaram a ter acesso a novos meios de compra. No Brasil, a partir do crescimento da banda larga e das novas formas de acesso à internet, o e-commerce se tornou uma solução para os lojistas que queriam economizar e ao mesmo tempo expandir as fronteiras de sua empresa, visando um público maior.

Já para os consumidores, comprar pela internet foi a solução que tornou acessível uma enorme de variedades de produtos com um simples click, em casa ou onde estivessem conectados – e ainda garantiu a possibilidade de comparar preços e adquirir até mesmo o que estivesse do outro lado do país!

Dentre os diversos segmentos que ganharam destaque no mundo online, tudo o que se refere à moda e acessórios tem merecido grande atenção, já que a categoria é líder em vendas e responde por 18% de todo o volume comercializado online.

O nicho de joias e semijoias se enquadra nessa categoria e traz ainda mais vantagens que devem ser consideradas:

– Público certo: Você vende para o público que mais compra online. Seja em computadores de mesa, notebooks ou em plataformas móveis, como celulares e tablets, elas lideram o ranking de compradores.

– Estoque não perecível: Trabalhando com semijoias e acessórios é possível montar uma base de produtos bastante atemporal e apenas uma linha de frente que obedeça a tendências e coleções. Assim, no geral, seu produto não estraga e nem “sai de moda”.

– Logística mais simples: Por se tratar de produtos majoritariamente pequenos e de pouco peso, que apesar de frágeis podem ser protegidos com medidas simples, as dificuldades de logística são infinitamente menores. Você pode usar o serviço dos Correios tranquilamente. O cliente tem menos restrições quanto ao preço do frete.

– Frete econômico: Se sua logística e seu custo de envio não são assim, tão desafiadores, o frete não será problema para o seu cliente. É possível, inclusive, trabalhar com frete grátis para regiões próximas a sua sede.

– Lucratividade: No caso da revenda, a margem de lucro varia de 10% a 30%. Já com a produção das peças, pode-se lucrar de 100% até 500% do valor de investimento inicial.

É fato que todo empreendimento traz vantagens e desafios. Mas empreender em um nicho de mercado com crescimento constante e buscar o suporte técnico e fornecedores corretos já minimizam alguns fatores de risco. Pense nisso!