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Técnicas para aumentar o ticket médio da sua loja

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

O ticket médio dos clientes da sua loja é um indicador sólido de seu rendimento. Sendo assim, é objetivo de qualquer comerciante (on-line ou não) aumentar esse indicador o máximo possível. O modo mais tradicional, o primeiro que se pensa ao definir esse objetivo, é aumentar o número de clientes da loja. Esse método é claramente muito efetivo, mas é também o mais difícil de ser estabelecido em curto prazo. Algumas estratégias simples podem fazer o gasto médio dos seus clientes aumentar de forma mais rápida. Aqui vão algumas ideias nesse sentido:

1 – Desconto e frete grátis a partir de determinada quantia: Se seus clientes têm um ticket médio de 90 reais, por exemplo, coloque o preço mínimo para ter direito ao frete grátis em 100 reais. Dessa forma os clientes racionalizarão o pequeno aumento no custo da compra com a ideia de poupar o dinheiro do frete.

2 – Pacotes de produtos: Incluir produtos relacionados ou complementares num pacote com um preço promocional é uma ótima maneira de atrair compradores, pois além do preço ser menor do que o dos produtos vendidos separadamente, ainda pode-se aproveitar a chance para circular um produto que não teria tanta rotatividade por si só.

3 – Produtos de edição limitada: Criar um senso de urgência é uma técnica antiga de vendas que continua funcionando muito bem. O problema aqui é que, pela própria natureza da ação, o seu efeito é de curta duração, ou seja, será difícil manter o aumento nas vendas por um período significativo.

4 – Produtos recomendados: Oferecer nas páginas dos produtos outros itens relacionados é um ótimo jeito de gerar mais vendas. Ao se vender calçados, ofereça produtos para tratamento e manutenção deles. Se vender livros, ofereça outros do mesmo autor ou da mesma série, se for o caso. Peças de informática sempre trabalham em conjunto. As opções são virtualmente infinitas aqui.

5 – Programa de “recompensas”: Pode-se associar recompensas a faixas de gasto no carrinho de compras. A definição de recompensas varia. Podem ser pontos cumulativos, produtos, descontos, etc.

6 – Cupons de desconto: Quanto mais o cliente comprar, ofereça mais descontos ou bônus. Tendo o cupom em mãos, é quase certo que o cliente sentirá necessidade de tirar vantagem dele, ou seja, gastar mais dinheiro na sua loja.

7 – Aumente sua oferta de produtos: Por exemplo, se você vender TVs de alta resolução, faria sentido vender também cabos de alto nível ao invés de somente cabos normais. Para conseguir esse tipo de informação, leia revistas ou sites especializados ou até mesmo pesquise em redes sociais. Usar o Google Analytics no seu site também pode ajudar aqui. Analisando que termos as pessoas têm procurado na sua loja pode lhe dar mais ideias de que produtos seria bom oferecer.

8 – Aumente os preços: É um método bem direto e impopular, mas pode funcionar muito bem se você achar algum jeito de fazer os clientes sentirem que o gasto extra na sua loja vale a pena em relação aos concorrentes. Isso pode ser feito através de um serviço de atendimento ao consumidor muito bem executado ou, até mesmo, um marketing sólido.