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Sua loja tem blog? Pois deveria!

Na hora de criar um e-commerce, é comum que os empreendedores se preocupem com o layout da loja virtual, suas funcionalidades e como será a logística do negócio. Porém, quando se fala em blog, muita gente deixa o assunto para depois.

O que pode aparentar ser algo secundário é, na verdade, uma ferramenta poderosíssima para melhorar a imagem da empresa, reforçar o relacionamento com os clientes e alavancar consideravelmente as vendas da loja virtual.

Desta forma, quem ainda não tem um blog corporativo pode estar perdendo uma grande oportunidade de promover a marca e, consequentemente, o e-commerce. Para te ajudar a entender melhor a importância deste espaço online para seu negócio, selecionamos algumas dicas e informações. Confira:

Branding e atração de clientes

O blog corporativo é uma das melhores ferramentas de marketing digital da atualidade. De baixo custo, altamente interativos e com grande impacto sobre os internautas, os blogs conquistaram um grande espaço na web nos últimos anos exatamente por conseguirem atingir as pessoas de uma maneira tão eficiente.

Neste contexto, o blog se insere como o ambiente virtual em que a marca poderá se comunicar diretamente com seus consumidores, ler suas opiniões, tirar as dúvidas, responder aos seus comentários e reforçar a imagem e os valores da empresa.

Através de suas postagens, o blog não apenas compartilha conteúdos interessantes e de relevância para seu público, mas também diz muito sobre a identidade da marca e o estilo dos seus clientes. Os leitores que se identificarem com os posts certamente também gostarão dos produtos da loja: desta maneira, a estratégia auxilia na conquista de um maior número de clientes, fideliza os antigos e aumenta a confiança e a credibilidade da marca.

No topo do Google

Outra vantagem trazida pela criação de um blog é a relevância em termos de audiência e resultado de buscas que esta página agrega à loja virtual. Ao manter um blog de conteúdo relevante para o e-commerce, o empreendedor ajuda a alavancar o tráfego do site da marca, o que otimiza (e muito) o SEO – Search Engine Optimization. Esta ferramenta tem como intuito incrementar uma página ou site da web, de modo a torná-lo mais acessível aos portais de busca, como o Google.

Este é um dos fatores que farão com que, pela digitação de termos referentes aos produtos e serviços comercializados pelo seu e-commerce em um site de buscas, o portal da sua loja apareça entre os primeiros resultados. Esta estratégia se torna, desta forma, extremamente relevante para promover o seu negócio online e conseguir boas classificações no search engine results page (SERP), promovendo a divulgação e a credibilidade da sua empresa.

Novidades, lançamentos e promoções

A possibilidade de manter os clientes atualizados de forma atrativa e interativa é outro benefício do blog para sua loja virtual. Através das postagens, é possível deixar o seu público-alvo por dentro de todas as novidades do e-commerce, como o lançamento de novos produtos, eventuais promoções e oportunidades.

Para usufruir de todas estas vantagens, no entanto, convém ressaltar um ponto importante: é preciso o esforço para manter o blog constantemente atualizado, além de fornecer conteúdo relevante e de qualidade. Publicações bem escritas, assuntos e abordagens interessantes, imagens bem selecionadas e linguagem atraente são as ferramentas-chave para se fazer um blog de sucesso.

Agora que você conhece mais sobre a importância da ferramenta, é só elaborar um bom planejamento, montar uma equipe, começar o seu blog e ver a popularidade da sua marca e as vendas do seu e-commerce dispararem. Boa sorte!